Formigas – 15 Curiosidades Bizarras que vão Mudar a sua Opinião sobre esse Inseto


As formigas não são uma praga, mas algumas vezes podem ser um incômodo embora sejam animais verdadeiramente fascinantes. Existem mais de dez mil espécies de formigas conhecidas e elas já protagonizaram muitos filmes e documentários. Se você é uma daquelas pessoas que acha que as formigas são apenas um bichinho chato, os fatos abaixo vão mudar sua opinião.

  1. Pequenas de peso!
  2. Independentes sexualmente
  3. O inseto mais venenoso
  4. Com a força de Hércules
  5. Rapidez
  6. Longevidade
  7. Velhas habitantes da Terra
  8. Super comunicativas
  9. Têm um beijo que alimenta
  10. Respiram sem pulmões
  11. Um ouvido diferente
  12. Fazendeiras natas
  13. Algumas sabem nadar
  14. Elas escravizam
  15. Cooperação verdadeira

1. Pequenas de peso!

O peso de todas as formigas existentes no mundo é o mesmo dos humanos, se não for maior. Isso mesmo, para cada humano existe algo em torno de um milhão de formigas. Nas regiões tropicais, onde elas são mais comuns, seu peso pode ultrapassar em até quatro vezes o peso dos animais vertebrados terrestres.

2. Independentes sexualmente

Algumas espécies de formigas são assexuadas, elas se clonam e não precisam de machos para reprodução. Recentemente foi descoberta uma colônia só de fêmeas que usa a clonagem pra se reproduzirem.

3. O inseto mais venenoso

Acredita-se que o inseto mais venenoso do mundo seja uma espécie de formiga endêmica nos Estados Unidos e México. A formiga da espécie Pogonomyrmex maricopa tem uma picada equivalente a 12 ferroadas de abelha.

4. Com a força de Hércules

A formiga é um dos animais mais fortes do mundo, em relação ao seu tamanho. Elas podem carregar até 50 vezes seu próprio peso, e se juntam em grupos para carregar pesos ainda maiores.

5. Rapidez

Uma espécie de formiga detém o recorde de movimento mais rápido do reino animal. As mandíbulas da Odontomachus bauri têm registros de se fecharem a 230 km por hora, esse sistema exerce uma força de até 300 vezes seu próprio peso e pode ser usado para machucar ou matar a presa, ou em situação de perigo, para empurrar a cabeça para o chão e se afastar.

6. Longevidade

Formigas são os insetos que vivem por mais tempo, às vezes por até 30 anos. Uma formiga rainha tem registros de ter vivido por 30 anos em seu habitat natural, na cidade de Idahoe, EUA.

formiga 2

7. Velhas habitantes da Terra

Formigas são tão velhas quanto os dinossauros. Cientistas estimam que as formigas vieram no meio do período Cretaceo, o que significa que há 110 ou 130 milhões de anos, elas já existiam.

8. Super comunicativas

Formigas “conversam” usando substâncias químicas. Elas são capazes de se comunicar e cooperar usando feromônios. Através dessas substâncias elas são capazes de enviar mensagens simples para suas colegas, alertam sobre perigos ou avisam que alguma comida foi localizada. É uma forma rápida e efetiva de comunicação.

9. Têm um beijo que alimenta

Formigas têm dois estômagos, um pra se alimentar e o outro pra alimentar as outras. Pode ser que você já tenha visto formigas se “beijando”, elas estavam na verdade alimentando uma à outra. Esse processo permite que algumas formigas fiquem e cuidem do ninho enquanto outras saem em busca de alimento.

10. Respiram sem pulmões

Formigas não têm pulmões. Devido ao seu tamanho, as formigas não comportam um sistema respiratório complexo como o nosso, então elas respiram através de espiráculos, que nada mais são que buracos distribuídos nas laterais do corpo. Esses espiráculos são conectados por uma rede de tubos que distribui oxigênio para quase todas as células do corpo da formiga.

11. Um ouvido diferente

Formigas não têm ouvidos mas isso não significa que sejam surdas. Elas usam as vibrações do chão para ouvir, colhendo-as no órgão subgenual, que está localizado abaixo do joelho.

12. Fazendeiras natas

Formigas são fazendeiras. Isso mesmo, assim como nós criamos vacas, porcos, ovelhas, galinhas e peixes para obter comida, as formigas fazem o mesmo com os pulgões. As formigas protegem os pulgões de predadores naturais e os abrigam em seus ninhos de chuvas fortes, a fim de obter um estoque constante de melado.

13. Algumas sabem nadar

Formigas conseguem nadar. Não todas, mas algumas espécies sim. Elas têm a habilidade de sobreviver na água usando sua própria versão do nado cachorrinho, e também podem boiar por longo períodos de tempo. Elas são excelentes sobreviventes, não só conseguem segurar a respiração por longos períodos de tempo, como também se juntarão para construir um bote salva vidas para sobreviver às inundações.

14. Elas escravizam

Algumas espécies fazem escravos. Elas invadem as colônias vizinhas, capturam seus habitantes e os forçam a trabalhar para elas. As escravas trabalharão como se estivessem em sua própria colônia, enquanto as donas apenas reabastecerão as forças.

15. Cooperação verdadeira

As formigas usam sua comunicação através de feromônios para criarem superorganismos. Elas têm um tipo de mente coletiva, ou seja, assim como nosso corpo precisa de vários órgãos para funcionar, as formigas trabalham como parte de um organismo maior. Elas se juntam para cumprir façanhas surpreendentes. Ao invés de trabalharem como indivíduos, elas trabalham como parte de um inteiro coletivo e agem como é melhor para a colônia.

E aí? Elas são ou não incríveis?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...