Breve História de São Francisco: O Santo dos Animais e dos Pobres


São Francisco de Assis, também conhecido como Francisco Bernardone, é um dos santos mais amados e reverenciados da Igreja Católica. Sua vida e legado são celebrados não apenas por sua devoção religiosa, mas também por seu profundo amor à natureza, aos animais e aos mais necessitados. Nascido em Assis, Itália, em 1181 ou 1182, Francisco foi uma figura notável que moldou a espiritualidade e a compaixão em todo o mundo.

A Juventude Rebelde

Francisco cresceu em uma família abastada, desfrutando de privilégios e confortos. Sua juventude foi marcada por extravagâncias e uma atitude despreocupada em relação à vida. No entanto, aos 24 anos, uma série de experiências transformadoras o levou a renunciar a sua vida anterior.

O primeiro desses eventos foi um encontro com um leproso, que costumava ser visto como um símbolo de impureza e repulsa na sociedade medieval. Francisco, apesar de sua aversão inicial, beijou o leproso e deu-lhe esmolas. Isso marcou o início de sua jornada em direção a uma vida de serviço aos marginalizados.

O Chamado Divino

O momento mais notável na vida de Francisco ocorreu quando ele estava em oração na capela de São Damião. Durante essa experiência, ele alega ter ouvido a voz de Deus, que lhe disse: “Francisco, reconstrua minha igreja, que está em ruínas.” Acreditando que o chamado era literal, Francisco começou a reparar fisicamente a igreja de São Damião. Mais tarde, ele compreenderia que o chamado divino era espiritual, chamando-o para reformar a igreja cristã.

A Ordem Franciscana e o Voto de Pobreza

Francisco abandonou sua riqueza e renunciou a todos os bens materiais, abraçando a pobreza como um voto sagrado. Ele fundou a Ordem Franciscana, que promovia a simplicidade, a humildade e a devoção a Deus. Seus seguidores, conhecidos como Franciscanos, também assumiram o voto de pobreza e se dedicaram a ajudar os pobres e necessitados.

O Amor pelos Animais e pela Natureza

São Francisco era conhecido por seu profundo amor pela natureza e pelos animais. Ele via todas as criaturas como irmãos e irmãs em Deus. Há várias histórias de São Francisco conversando com os pássaros, acalmando lobos ferozes e elogiando o sol e a lua como irmãos e irmãs. Sua visão holística da criação divina o tornou um defensor da conservação ambiental muito antes de sua importância ser reconhecida no mundo moderno.

O Cântico das Criaturas

Um dos legados literários mais importantes de São Francisco é o “Cântico das Criaturas” (ou “Cântico do Irmão Sol”). Este é um poema que celebra todas as partes da criação como dádivas de Deus. Ele louva o sol, a lua, o vento, a água e até mesmo a morte como irmãos e irmãs. Este poema é uma das primeiras manifestações da literatura italiana e é um testemunho de sua conexão profunda com o mundo natural.

A Morte e o Legado Duradouro

São Francisco de Assis faleceu em 3 de outubro de 1226, aos 44 anos. Sua festa litúrgica, que celebra sua vida e obra, é comemorada em 4 de outubro. Pouco tempo após sua morte, ele foi canonizado como santo pela Igreja Católica. Seu legado perdura até hoje, com a Ordem Franciscana ainda ativa e a influência de suas ideias sobre pobreza, humildade e amor à natureza continuando a inspirar pessoas em todo o mundo.

São Francisco de Assis é lembrado como o santo dos animais, dos pobres e da natureza. Seu exemplo de serviço desinteressado e amor pela criação divina continua a inspirar milhões de pessoas a viver vidas de compaixão, humildade e amor ao próximo.

Leia mais:

Talvez te interesse ler também:

São João: o santo que ensina humildade

O que é o Espírito Santo? Quais são suas simbologias?

A Vida Secreta de Jesus. Quem foi Jesus Cristo?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...