Rãs se fingem de mortas para evitar investidas sexuais indesejadas


Zoólogos observaram um comportamento curioso em fêmeas de rãs da espécie rã-comum (Rana temporaria). Essas fêmeas têm a habilidade de se fingir de mortas para evitar investidas sexuais indesejadas por parte dos machos. Esse intrigante comportamento, conhecido como “imobilidade tônica”, é uma estratégia inteligente para evitar avanços que podem ser prejudiciais.

Durante a temporada de reprodução, os machos dessa espécie frequentemente formam grupos frenéticos e tentam acasalar com as fêmeas. Em alguns casos, essas investidas intensas podem levar à morte das fêmeas devido à agressividade e ao grande número de machos envolvidos. Para evitar situações potencialmente fatais e indesejadas, as fêmeas da rã-comum adotam a tática de se fingirem de mortas, interrompendo temporariamente todos os movimentos.

A observação vem de uma pesquisa conduzida por zoólogos do Instituto Leibniz para Pesquisa em Evolução e Biodiversidade, localizado no Museu de História Natural de Berlim, e do Departamento de Biologia e Ciências Ambientais da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia. O estudo revelou que essas fêmeas não são tão passivas quanto se pensava em situações de aglomeração reprodutiva. Cerca de 33% das fêmeas examinadas demonstraram a imobilidade tônica, fingindo estar mortas para evitar o acasalamento.

O comportamento de imobilidade tônica, que envolve manter os membros do corpo tensos, foi mais observado em fêmeas menores, que geralmente têm menos experiência reprodutiva. Essa estratégia ajuda a evitar o estresse de investidas indesejadas. Embora o ambiente de laboratório onde o estudo foi realizado limite as chances de fuga, esse comportamento destaca a inteligência e a capacidade de autodefesa das fêmeas de rã-comum quando se trata de interações de acasalamento.

Essa não é a única espécie animal que usa da estratégia de fingir-se de morta em resposta a avanços sexuais indesejados. Recentemente, descobriu-se que fêmeas de libélulas também adotam comportamentos semelhantes.

A pesquisa oferece uma visão fascinante do reino animal e da diversidade de estratégias que as espécies desenvolvem para garantir sua sobrevivência durante a reprodução.

O estudo Drop dead! Female mate avoidance in an explosively breeding frog foram publicados na revista científica Royal Society Open Science.

Fonte: The Guardian

Talvez te interesse ler também:

A importância mundial dos sapos (que até têm um Dia Especial para Eles!)

Significado Espiritual do Sapo: Totem e Animal de Poder

“Parem de lamber sapo”: um pedido àqueles que viajam na toxina psicodélica do sapo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...