Extraem veneno e usam como pet. Escorpiões em extinção: uma ameaça à biodiversidade


Por essa você não esperava! Escorpiões, aqueles animaizinhos que aterrorizam muita gente, estão ameaçados de extinção. Enquanto muitos querem se livrar deles, outros lutam para salvá-los.

O que está acontecendo com os escorpiões?

Do veneno ao pet

O aumento da extração do veneno de escorpião está fazendo com que várias espécies se tornem ameaçadas. Além disso, o comércio ilegal de escorpiões para atender a demanda de pessoas que fazem deles animais de estimação, também está contribuindo para a perda da biodiversidade.

Essas informações foram publicadas pelo site ScienceDaily, com base em um estudo feito pela Universidade de Turku na Finlândia.

Os pesquisadores afirmam que o veneno extraído de forma sustentável é essencial para fins farmacêuticos, mas o aumento na procura está colocando em risco escorpiões de várias espécies.

Apesar da sua má reputação, a maioria das espécies de escorpiões é inofensiva para os humanos. O problema maior é que o veneno dos escorpiões despertou um interesse comercial exacerbado. A procura pelo veneno dos escorpiões abriu espaço para fazendas ilegais de criação em cativeiro, bem como investimento em pessoas para a coleta em massa.

A pressão para captura e extração do veneno, somada ao comércio ilegal de animais de estimação exóticos, representa uma verdadeira ameaça aos escorpiões. Segundo um artigo publicado na revista científica BioOne, desde 2016, vários países da África e da Ásia relataram um aumento no número de pessoas que investem em fazendas para manter e extrair veneno para uso comercial.

Fonte foto: Negócio amador de extração de veneno

Ameaça à biodiversidaade

Negócios amadores de extração de veneno podem acelerar a extinção dos escorpiões, ameaçando ainda mais a biodiversidade.

O intuito dos pesquisadores é conter a perda de biodiversidade, tornando as espécies de escorpiões mais conhecidas para ajudar na conservação.

O veneno dos escorpiões é uma importante matéria-prima para a produção de uma série de medicamentos, mas precisa ser extraído de forma sustentável e correta.

Os esforços dos pesquisadores são para fazer as pessoas compreenderem que muitas espécies estão em perigo de extinção e que não existe mercado para o veneno produzido por amadores.

O artigo do BioOne sugere que as seguintes atividades devam ser iniciadas ou expandidas:

“Levantamentos faunísticos e desenvolvimento de listas nacionais de espécies endêmicas, lista vermelha de espécies ameaçadas e em perigo usando as categorias e critérios da Lista Vermelha da IUCN, educando as comunidades locais e cessando a emissão de licenças para a coleta de escorpiões para exploração comercial de qualquer natureza”.

Preserve

Muitos de nós não gostamos dos escorpiões, seja por medo ou pela aparência, mas na realidade não temos consciência da sua utilidade.

Na ciência ou na indústria farmacêutica, o fato é que a ignorância de algumas pessoas está ameaçando os escorpiões e, consequentemente, a biodiversidade.

Preserve! Somos todos um. Precisamos uns dos outros.

Talvez te interesse ler também:

Sapo-cururu: agredido e ameaçado de extinção, é um grande aliado no combate à proliferação do escorpião-amarelo

Escorpião na lenda, no sonho e na vida. Simbologia e significados

Como evitar e tratar picada de escorpião

Sem usar veneno: veja como evitar acidentes com escorpiões

Aquecimento global e o preocupante surto de escorpiões no Brasil




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...