Cobra Arco-Íris mais de meio século sumida, em um condado da Flórida, reaparece na Natureza


Recentemente, uma serpente rara da espécie Farancia erytrogramma, conhecida como cobra arco-íris, com 1 m de comprimento foi avistada na floresta nacional de Ocala, na Flórida-EUA.

Segundo o Museu de História Natural da Flórida este é o primeiro registro dessa espécie desde 1969, no Condado de Marion, na Flórida.

Características da espécie

A cobra arco-íris é endêmica das planícies costeiras do sudeste dos Estados Unidos, ou seja, espécie que só é encontrada nessa região.

Esta serpente exótica vive a maior parte do tempo entre a vegetação aquática e, por isso, raramente é vista, pois ela tem o hábito de fazer e de se enfiar em escavações próximas a lagos, riachos, lagos, pântanos e lodaçais.

A cobra arco-íris se alimenta de enguias, por isso também é conhecida como “mocassim de enguia”, mas também são suas presas sapos e outros anfíbios.

Esta cobra pertencente à família Colubridae não é venenosa. É uma habilidosa nadadora e cresce de 91 e 122 cm de comprimento, podendo alcançar 168 cm.

Fotos da Cobra Arco-Íris

Museu de História Natural da Flórida forneceu e publicou, em sua página no Facebook, fotos e informações sobre esse belo e enigmático réptil. Aprecie pelas imagens a beleza dessa cobra:

https://www.facebook.com/FWCResearch/posts/3496704450345596

Vídeo com a cobra arco-íris

Admire neste vídeo do canal Tom’s Biological Videography, a imagem de uma cobra arco-íris, filmada em 2 de março de 2019 em uma outra área dos Estados Unidos,  Middleton Place, Dorchester County (Condado de Dorchester), Carolina do Sul.

Subsespécie da cobra arco-íris está desaparecida até o momento

A cobra arco-íris é linda de se ver!

Ainda bem que ela ressurgiu na Flórida pois, infelizmente uma subsespécie dela, a Farancia erytrogramma seminola, que vivia na região do lago Okeechobee, no sul desse estado está desaparecida desde 2011.

Tomara que essa subespécie reapareça, assim como aconteceu com a cobra arco-íris no Condado de Marion!

Talvez te interesse ler também:

Comendo cobra-coral: o gambá é imune ao veneno de muitos animais peçonhentos

As destemidas vovós mergulhadoras que vivem entre cobras venenosas

Pedestres e motoristas pararam o trânsito de uma rodovia para fazer uma cobra passar

Fonte foto




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...