Pela 1ª vez na natureza nascem 15 tartaruguinhas dessas espécie criticamente ameaçada


Notícias emocionantes chegam da Ásia. Pela primeira vez, foi observado o nascimento na natureza de filhotes da tartaruga-pavão-de-Mianmar, uma espécie endêmica do país, criticamente ameaçada de extinção.

A tartaruga-pavão-de-Mianmar, Nilssonia formosa, é uma espécie de tartaruga de água doce que vive exclusivamente em lagos e rios desse país asiático. A eclosão dos 15 filhotes é um evento extraordinário, uma vez que essa espécie maravilhosa, com uma carapaça de aspecto incrível, está classificada como criticamente ameaçada na Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), sendo a primeira vez que o nascimento desses animais é observado na natureza.

O nascimento dos filhotes foi documentado por especialistas da organização ambiental Fauna & Flora, que tem lutado há anos para proteger os habitats naturais em Mianmar.

Mianmar frequentemente ganha manchetes internacionais por suas repressões políticas e pelo destino de Aung San Suu Kyi, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. As tartaruguinhas foram encontradas no Lago Indawgyi, considerado uma importante área úmida de biodiversidade e que foi designada como Reserva da Biosfera pela UNESCO em 2017, graças aos esforços da Fauna & Flora.

A conservação dessa tartaruga de Mianmar tem sido um trabalho árduo, contando com a colaboração dos moradores locais. Após a implementação de medidas de proteção nos locais de nidificação, cinco ninhos foram identificados e monitorados de perto por patrulhas treinadas. Durante uma dessas operações de vigilância, os ovos de um dos ninhos eclodiram, resultando no nascimento dos 15 filhotes. Esses pequenos répteis foram examinados por especialistas antes de serem libertados em seu habitat natural.

O nascimento desses filhotes é uma notícia maravilhosa para uma espécie endêmica de Mianmar que está em risco iminente de extinção. A principal ameaça é a atividade humana, que tem levado à caça desenfreada dessas tartarugas para consumo. Esse é um problema generalizado no leste da Ásia, onde muitas espécies estão ameaçadas de extinção. O nascimento dos filhotes é um sinal de esperança não apenas para a tartaruga-pavão-de-Mianmar, mas também para outras espécies envolvidas em projetos de conservação.

Trabalhar em conjunto com as comunidades locais é fundamental para o sucesso na proteção dessa tartaruga. Já se observam resultados positivos desse trabalho em relação à gestão e proteção dos locais de nidificação e habitats. O esforço para salvar essa espécie única em Mianmar está apenas começando, mas a descoberta e libertação desses filhotes representam um ótimo começo e um exemplo maravilhoso de como podemos trabalhar juntos para salvar a natureza.

Fonte: Fauna & Flora

Talvez te interesse ler também:

23 de maio é Dia Mundial da Tartaruga, um dos animais mais antigos da Terra

Tartaruga: símbolo da longevidade. Veja lendas e significados

Tartarugas-gigantes-de-Galápagos: mesmo em extinção são caçadas para serem comidas




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...