Perereca brasileira é provavelmente o único anfíbio polinizador do mundo


Mais uma notícia fantástica sobre a natureza! Pesquisadores brasileiros podem ter descoberto a única espécie de anfíbio do mundo capaz de realizar a polinização.

Trata-se da perereca-comedora-de-frutas (Xenohyla truncata), endêmica da Mata Atlântica, o único anfíbio no mundo a se alimentar de frutas. Segundo os cientistas, ela se alimenta de plantas, frutas e até de néctar. A presença de pólen no dorso do anfíbio, foi a grande descoberta do estudo, o que faz pensar que essa perereca brasileira possa polinizar.

Xenohyla truncata: perereca polinizadora

É impressionante que a Xenohyla truncata seja uma espécie polinizadora. Quase todas as espécies de anfíbios do mundo são carnívoras, sendo os insetos os protagonistas principais na dieta desses bichos.

Mas, embora seja raro, alguns anfíbios são capazes de se alimentar de plantas.

A pequenina brasileira perereca-comedora-de-frutas, de cerca de cinco centímetros, vive exclusivamente em áreas de restinga do Rio de Janeiro. Infelizmente, corre risco de extinção à medida que a expansão imobiliária ameaça seu habitat natural.

Com base em análises estomacais de indivíduos dessa espécie que estavam em coleções, pesquisadores já tinham descoberto que essa perereca possuía uma dieta onívora, alimentando-se de diversas estruturas de plantas, além de invertebrados. Mas o diferencial é a sua preferência por frutas, que faz dela uma importante dispersora de sementes, característica única em anfíbios pós-metamórficos (em fase depois da metamorfose).

O animal foi filmado realizando esse tipo de alimentação pela primeira vez. De acordo com o período de observação, as pererecas não só comeram diferentes, como frutas maiores (antes acreditava-se que só consumiam frutos pequenos, já que não mastigam) e pétalas, mas também foram flagradas sugando néctar.

O especialista em anfíbios Henrique Nogueira, explica:

“Estava realizando um monitoramento em Búzios quando, por sorte, consegui encontrar cerca de 10 ‘Xenohyla truncata’ se alimentando nas plantas. Na hora fiquei animado já que é um animal raro de se ver e passei a noite toda monitorando o comportamento alimentar do grupo.

A maior descoberta, no entanto, foi observar que, quando a perereca entrava em flores maiores para achar o néctar, acabava saindo com grãos de pólen aderidos ao dorso, o que torna essa espécie uma potencial polinizadora, algo que seria inédito no mundo dos anfíbios“.

A perereca-comedora-de-frutas (Xenohyla truncata) é endêmica da Mata Atlântica e é considerada como espécie Vulnerável (VU) à extinção e ‘Quase Ameaçada’ a nível internacional pela lista da IUCN.

Vive exclusivamente no estado do Rio de Janeiro e passa a maior parte do tempo abrigada dentro de bromélias que usa como proteção.

Parabéns aos pesquisadores por esse descoberta fantástica para a fauna brasileira!

Confira esses incríveis registros:

Fontes:

  1. Documenting Threatened Species
  2. G1

Talvez te interesse ler também:

Polinizadores em extinção é uma grande ameaça à nossa alimentação?

Como você pode ajudar no caso do desaparecimento das abelhas

Estudo brasileiro indica extinção de polinizadores e de cultivos como goiaba, acerola, urucum, girassol e tomate




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...