Piscina de areia: querendo imitar o ambiente natural, o homem acaba por destruí-lo


Quem não gostaria de ter uma praia só sua? Ou passar férias numa casa que desemboca na areia da praia?

Há pessoas que têm tornado esse sonho realidade construindo em casa a sua própria praia particular. No Brasil, o caso mais famoso é o do apresentador Rodrigo Faro.

Segundo o site Inspiring Life, a maioria das piscinas de areia é construída com concreto e areia natural para simular uma lagoa ou a própria praia marítima. Alguns detalhes extras podem ser adicionados ao combo, como conchas, rochas, palmeiras…

No lugar de escadas, o banhista entra na água como se estivesse mesmo numa praia, através de uma rampa macia de areia que também tem a vantagem de não escorregar, o que a tornaria mais segura, sobretudo, para crianças e idosos. Mas, a verdade é que, querendo imitar o ambiente natural, o homem acaba por destruí-lo.

Fotos de piscinas de areia

piscina areia 2

A manutenção dessas piscinas também seria simples e barata.

piscina areia 3

Com todas essas vantagens, o sonho de ter uma casa na praia pode ser substituído pelo de ter uma praia dentro de casa.

piscina areia

Mas será que esse paraíso todo não tem nenhum ponto negativo?

piscina areia 4

Problema ambiental

Imagine a quantidade de areia necessária para construir a sua praia privada em casa.

Acontece que a areia não é um recurso natural renovável. Aliás, a sua finitude preocupa tanto quanto a questão da água, porque a areia é um dos materiais mais explorados em todo o mundo, como já falamos aqui:

A utilização indiscriminada de areia afeta, sim, o meio ambiente. A velocidade com que ela é usada pela construção civil não vem dando tempo para a sua recuperação natural.

O tema foi discutido em um artigo científico publicado na revista Science como alerta para esse problema ecológico ignorado pela maioria das pessoas.

Os efeitos negativos provocados pela escassez de areia, segundo o estudo, são:

  • extinção de espécies
  • conflitos sociais
  • desestabilização da costa, que pode ter agravado os efeitos de tsunamis em vários países banhados pelo Oceano Índico
  • a “máfia da areia”, responsável por interferir no abastecimento de água no delta do rio Mekong – um crime que tem US$ 17 milhões por mês de receita.

Com tantos problemas sendo provocados pela exploração da areia, talvez o sonho de ter a sua própria praia precise ser revisto.

Para que ter algo exclusivo se você pode desfrutar de uma praia real, sem artificialismos, e em verdadeiro contato com a natureza? Não vale a pena ter um paraíso se ele é artificial.

Talvez te interesse ler também:

BIOPISCINAS: RESERVA DE ÁGUA BOA EM CASA

EM LONDRES, A PRIMEIRA PISCINA QUE UTILIZA PLANTAS PARA PURIFICAR A ÁGUA

ARQUITETOS CRIAM TELHADO QUE ARMAZENA ÁGUA DE CHUVA E RESFRIA O AMBIENTE

Fonte fotos




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...