Vento e fogo: Califórnia em chamas. A maior evacuação de todos os tempos


Todos os anos, o estado da Califórnia (Estados Unidos) enfrenta incêndios que destroem florestas e afetam as vidas de milhares de pessoas.

Nesse fim de semana, uma onda de incêndios fez com que cerca de 180 mil pessoas fossem evacuadas de suas casas, pois os fortes ventos agravaram o alastramento do fogo.

Como informou a Agência Brasil, o Condado de Sonoma, próximo a São Francisco, foi dividido em zonas para facilitar as ordens de evacuação. As autoridades locais divulgaram um mapa para atualizar a população sobre os focos de incêndio.

Os técnicos do Serviço Nacional do Clima dos Estados Unidos (National Weather Service) preveem que a situação melhore ainda esta semana com a diminuição das rajadas de vento.

Esta é a maior evacuação já realizada na região, de acordo com o DW. Trata-se do maior incêndio florestal no norte do estado californiano, visto que o fogo já queimou 12 mil hectares e apenas 10% do incêndio foi contido. Cerca de 2,3 milhões de pessoas tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido para evitar novos focos de incêndio.

O xerife do condado, Mark Essick, alertou os moradores para que não tentem conter o fogo e deixem imediatamente as suas casas:

“Vejo pessoas que estão dizendo que pretendem ficar para combater as chamas. Você não pode combatê-las. Por favor, deixe a região”, comentou.

Os bombeiros disseram estar preocupados com o forte vento que os está impedido de realizar o combate ao fogo.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência para os condados de Sonoma e Los Angeles. Em 2018, os incêndios florestais provocaram a morte de 74 pessoas no estado.

Talvez te interesse ler também:

VEM AÍ UM FUTURO DE INCÊNDIOS SEM CONTROLE, ADVERTEM ESPECIALISTAS

DESMATAMENTO E INCÊNDIOS NA AMAZÔNIA: DA NESTLÈ AO CARREFOUR, AQUI ESTÃO AS MULTINACIONAIS COM A CONSCIÊNCIA SUJA

Fonte foto: The Guardian




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...