Saúde humana em perigo por causa da poluição, apela a ONU

O dano causado ao planeta pela ação humana, como por exemplo a poluição, é tão sério que a saúde humana está gravemente ameaçada. Por isso se faz necessário urgentemente que , para evitar que o pior aconteça.

Esse alerta foi dado pela ONU e lançado na 4ª Assembléia do Meio-Ambiente das Nações Unidas (UNEA), através do sexto relatório Global Environmental Outlook (Panorama Ambiental Global), que apresenta, através de uma visão geral, a situação atual do mundo em três áreas: energia, alimentação e água.

O conteúdo do relatório tem sido analisado e discutido em Nairóbi, no Quênia, nesta semana nos dias 11 a 15 durante a Assembléia mencionada, e que é o maior fórum mundial sobre questões ambientais, neste ano com o tema “Pense no planeta, Viva simples“.

Nesta Assembléia, além de levantar e discutir novas políticas públicas, tecnologias e ações inovadoras para produção e consumo mais conscientes e sustentáveis, os participantes estabelecerão compromissos globais de proteção ambiental para as próximas décadas.

Este relatório se baseia em análise extensa das pesquisas científicas e serve como uma agenda, guia e previsão das necessidades do mundo contemporâneo, com um planejamento e projeção até 2050.

O Global Environmental Outlook avalia a situação climática e ambiental dos últimos cinco anos, visando reverter as alterações ambientais provocadas pela poluição e outros problemas.

Nesse contexto, hoje, 15 de março, acontece a manifestação da greve climática mundial, pois, esse problema atingiu uma proporção que não dá mais para ignorar e prova disso é que 250 cientistas da ONU, alertaram que se as proteções ambientais não aumentarem, as cidades e regiões da Ásia, Oriente Médio e África poderão ter milhões de mortes prematuras até 2050.

E tem mais, os poluentes nos sistemas de água doce podem ser uma das principais causas de morte, prejudicando a vida de animais, plantas e humanos!

Não há como duvidar desses alertas, pois os danos são visíveis no mundo inteiro!

No mundo atual, existem recursos nas áreas da ciência, tecnologia e economia para colocar em prática um desenvolvimento mais sustentável e ecológico.

Sobre isso, Joyce Msuya, diretora executiva interina da ONU Meio-Ambiente, fez a seguinte declaração, como apelo aos representantes mundiais envolvidos na Assembléia (UNEA) :

“A saúde humana e a prosperidade estão diretamente ligadas ao estado do nosso meio-ambiente, este relatório é uma perspectiva para a humanidade. Estamos em uma encruzilhada. Continuamos em nosso caminho atual que levará a um futuro sombrio para a humanidade ou nos concentraremos em um caminho de desenvolvimento mais sustentável? Esta é a escolha que nossos líderes políticos devem fazer agora.”

Segundo alguns pontos levantados no relatório do Panorama Ambiental Global, a maneira para mudar toda essa situação é:

  • Repensar o modelo econômico global
  • Modificar padrões de comportamento nocivos à vida e ao ambiente, com atitudes mais conscientes eliminando o desperdício
  • Mudando hábitos alimentares prejudiciais aos ambiente, animais e humanos
  • E utilizando produtos que não agridam a Natureza e causam poluição e aquecimento global

Em suma, atitudes saudáveis contribuem para melhor qualidade de vida em nosso planeta!

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos fala e escreve para GreenMe desde 2017.
Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Siga no Instagram
Siga no Facebook