A espécie humana em risco de autoextinção: o resultado da nossa evolução é levar a Terra ao colapso definitivo


Paolo Rognini, autor de um estudo sobre o comportamento humano com uma nova perspectiva e abordagem, desenvolveu um paradigma, segundo o qual os seres humanos mostram uma propensão natural a manter e repetir certos comportamentos, mesmo quando a causa desencadeadora já não existe mais. Essas condutas derivantes deste fato, Rognini denomina de Vestigial Drifting Drives ou (VDDs).

Este paradigma é aplicado às atitudes humanas que antes eram vistas como qualidades e vantagens, e que contribuíram para a capacidade de adaptação da nossa espécie, mas que na atualidade se tornaram disfuncionais e obsoletas no contexto da atual crise ecológica.

Neste contexto, os seres humanos se tornaram repositório de VDDs, tornando-se a própria ameaça da autoextinção.

Esta tese pode estimular o debate científico, pesquisas, análises e reflexões sobre os problemas que a humanidade vem desencadeando no planeta Terra.

Para saber mais sobre essa tese e essa análise, acompanhem os assuntos deste conteúdo e boa reflexão!

{index}

Nossa espécie está caminhando para autoextinção

A espécie humana é a única que destrói o seu habitat e fontes naturais das quais necessita para viver. Esta é a conclusão desfiadora do novo estudo de Paolo Rognini, do departamento de Ciências Políticas da Universidade de Pisa publicado na Springer sob o título: Drives Vestigial Drifting no Homo sapiens.

Segundo este estudo, nossos crânios abrigam cérebros que ainda não se adaptaram à realidade atual.

Algumas de nossas omissões são efeitos de respostas antiquadas, nos levando à destruição através da autoextinção de nossa espécie.

Fatores desencadeadores da auto-extinção

O uso excessivo dos recursos naturais, a atitude predadora do ser humano para com os animais e a Natureza e a superpopulação estão ameaçando o planeta Terra a entrar a um colapso final e total.

Drives Arcaicos

Na visão de Paolo Rognini a humanidade gerou Drives Arcaicos, segundo ele os comportamentos humanos não funcionais são resíduos de formas de adaptação e sobrevivência, que na atualidade já não servem e nem funcionam mais.

Povos que se auto-extinguiram

A autoextinção já ocorreu em nossa história, com alguns povos, como os:

Anasazi da América do Norte

Habitantes da Ilha de Páscoa

Vikings da Groenlândia Nórdica

E, isso atualmente pode acontecer em larga escala, dada a crise ecológica de dimensões globais em que vivemos.

A humanidade em vez de fazer uso, comete o abuso

Os seres humanos esgotam os recursos naturais, levam as fontes naturais à escassez e é a única espécie que se autodestrói.

A humanidade age de forma desumana e predadora.

O homem, ao dominar a Natureza, se tornou extrator e destruidor dela, explorando de forma desenfreada os recursos naturais, “vampirizando o planeta”.

Mudou o cenário e os personagens, mas os problemas continuam os mesmos:

Para Paolo Rognini os seres humanos continuam com os mesmo padrões orgânicos e comportamentais desenvolvidos no Período Pleistoceno, época geológica da história da humanidade que, segundo muitos geólogos, se iniciou por volta de 1.750.000 anos e terminou aproximadamente há dez mil ano.

Dessa forma, Drives Vestigial é uma espécie de software biocultural de inapto para o ambiente.

Este software contém as crenças e valores ultrapassados da humanidade, que estão provocando grande sobrecarga em nosso Planeta, tais como:

  • exploração das riquezas naturais
  • domínio dos recursos naturais
  • evolução e superioridade da espécie humana
  • obtenção de lucros com posse e produtividade

A espécie humana está colocando em perigo a vida no planeta e corre o risco de se autoextinguir, fenômeno que, se concretizado, reduzirá a humanidade à única espécie que involuiu e se destruiu!

Talvez te interesse ler também:

BITUCA DE CIGARRO EM PRIMEIRO LUGAR ENTRE OS RESÍDUOS DO OCEANO: POLUEM MAIS QUE PLÁSTICO




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...