5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. #EstouComANatureza, e você?


Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é uma alusão ao 5 de junho de 1972 onde em Estocolmo teve lugar a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre meio ambiente. Este ano o convite é estar com a natureza: , e você?

Conectando pessoas à natureza

Este ano, 2017, a propõe na Semana do Meio Ambiente que começa hoje e vai até o dia 11, incentivar a nossa conexão com a natureza para fomentar sua proteção.

No mundo inteiro a ONU realizará mais de 1.000 atividades com este propósito. No Brasil haverá entre outros eventos, a Meia Maratona das Cataratas, o Simpósio ‘Ecos da Rio 92‘ no Museu do Amanhã e o lançamento nacional da Campanha #MaresLimpos, no Rio de Janeiro.

Durante a semana, alguns dos famosos monumentos brasileiros serão iluminados de verde para lembrar e celebrar a data, entre estes, o Cristo Redentor, o Museu do Amanhã, a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá, a Prefeitura de São Paulo.

Na sexta-feira 9, no Rio de Janeiro terá início também a Virada Sustentável com apoio da ONU.

#EstouComANatureza

estou natureza onu

Como comemorar a data? A proposta deste ano é se jogar na natureza, uma maneira de senti-la de perto e compreender a importância de preservar.

    • Desligue o celular
    • saia de casa,
    • visite um parque,
    • vá ao mar,
    • limpe a praia,
    • converse com amigos,
    • proponha soluções para os teus problemas locais,
    • faça uma horta comunitária,
    • limpe um jardim comum,
    • visite o seu lugar preferido para se conectar com ela: a mãe natureza.

São tantas as ideias para estar com a natureza, para cuidar dela e consequentemente cuidar de si mesmo e de todos pois, é clichê porque é verdade: somos todos um!

Mas também vamos falar sobre meio ambiente

Hoje é um dia especial para estarmos junto à natureza em sentido literal, mas também em sentido geral. É um dia para pensarmos e falarmos sobre a casa em comum onde todos vivemos. Um dia para propor ideias, soluções e atitudes que façam bem à Terra, que nos ajude a cuidar bem de nós e dos outros, das gerações atuais e futuras, dos seres humanos e de todos os seres viventes, pois precisamos uns dos outros.

Cinema e debate

ecofalante

A Mostra Ecofalante segue até o dia 14 deste mês propondo seu cinema engajado no meio ambiente, com filmes e debates grátis para você que mora ou está de passagem por São Paulo.

Hoje, 5 de junho, haverá um debate sobre “A Contaminação nossa de Cada Dia, lixo, consumo de produtos poluentes e tudo o que podemos fazer, no nosso pessoal e no coletivo, para minimizarmos este grave problema ambiental.

A contaminação, , atingiu os lugares mais insólitos, distantes e “intocados” do mundo. No ar que respiramos, no solo onde cultivamos, na água que bebemos, tudo, praticamente tudo contém lixo e resíduos químicos em maior ou menor quantidade. Muitas vezes, tal contaminação é aceita por nós que usamos produtos tóxicos, alimentos OGM, nós que fumamos e jogamos nosso lixo no chão, nós que no dia a dia fazemos menos do que poderíamos para mitigar o problema.

Na 6ª Mostra Ecofalante, durante todo o dia de hoje, serão apresentados filmes GRÁTIS e INÉDITOS NO BRASIL – sobre esse tema, além de um debate com especialistas a partir das 20h30, no Cine Reserva Cultural, Av. Paulista, 900.

O debate de hoje conta com a participação de:

  • José Alberto Gonçalves Pereira, jornalista especializado em sustentabilidade;
  • Paulo Saldiva, médico patologista e professor da USP, e
  • Roberto Kishinami, coordenador do Programa de Energia do Instituto Clima & Sociedade.

Antes do debate, às 19h, será exibido o filme norte-americano Cheirando Mal, de Jon Whelan que nos leva a uma jornada por varejos, laboratórios, reuniões empresariais, e até aos salões do Congresso americano em busca de respostas para uma questão: por que não são seguros alguns produtos expostos nas prateleiras de lojas e supermercados?

Outros filmes sobre este tema que estarão na Ecofalante:

  • Às 15h30, será exibido Mar Ensurdecedor, que fala sobre o impacto da poluição sonora produzida por atividades humanas nos animais marinhos.
  • Às 17h, o curta de animação Zona Proibida sobre o acidente nuclear de Fukushima; seguido do documentário Terra Abandonada, que acompanha o cotidiano de pessoas que retornam à região do acidente no momento em que as obras de “descontaminação” parecem insuficientes, dada a escala do desastre tanto no plano humano quanto no ambiental.
  • Às 22h (após o debate), será exibido O Suplício: Vozes de Chernobyl, baseado no livro vencedor do prêmio Nobel “Vozes De Tchernóbil: A História Oral do Desastre Nuclear”, da escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich.

A programação completa, incluindo outras salas e os próximos dias você pode consultar aqui.

Um feliz Dia Mundial do Meio Ambiente

Portanto hoje, e durante esta semana, mais do que nunca, esteja com a natureza, converse, informe-se, apoie e movimente-se em direção a um mundo melhor para todos!

Um feliz Dia Mundial do Meio Ambiente para você 🙂

Leia mais sobre Meio Ambiente:

PLASTISFERA: UM NOVO ECOSSISTEMA POPULADO POR MICRÓBIOS QUE COMEM PLÁSTICO

 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...