Na Índia, uma indústria transforma o CO2 em bicarbonato de sódio


As emissões de CO2 estão entre os maiores inimigos da saúde e do clima. Como reduzir sua emissão? Da Índia vem a ideia de transformar as emissões de CO2 em bicarbonato de sódio.

CARBONCLEAN começou a tirar proveito das emissões de CO2 para transformá-las em bicarbonato. Estima-se que esta instalação industrial no sul da Índia possa capturar até 60.000 toneladas de emissões por ano.

A usina está localizada no porto industrial de Tuticorin e está usando o dióxido de carbono proveniente de sua caldeira a carvão. Tudo está funcionando perfeitamente e sem a necessidade de receber ajuda econômica do governo, conforme relata a BBC.

As tecnologias utilizadas ali estão atraindo a atenção de todo o mundo. Até agora, as tentativas de capturar o CO2 são baseadas em sistemas de armazenamento subterrâneo, com a necessidade de instrumentos muito custosos.

Agora, a indústria de Tuticorim seria o primeiro exemplo de captura e uso de dióxido de carbono em escala industrial e a baixo custo.

O novo sistema indiano.

Em comparação com outras ferramentas existentes, o sistema inventado por CARBONCLEAN é barato e fácil de usar. Trata-se de capturar as emissões de CO2 e misturá-las com sal e amônia para criar o bicarbonato.

co2 bicarbonato esquema

CARBONCLEAN, que tem sua sede-geral em Londres, não está sozinha na busca de soluções para captura o CO2 da atmosfera. Carbon8, que tem sede em Bristol, também está trabalhando em algumas novas tecnologias.

Leia mais sobre emissões e meio ambiente:

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA REDUZIR AS EMISSÕES DE CO2?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...