Aprenda a descartar os seus esmaltes sem prejudicar o meio ambiente


Há quem goste de ter uma caixinha com um esmalte de cada cor. Às vezes são tantos que chegam a perder a validade. Você já pensou em como, então, descartá-los sem agredir o meio ambiente?

O esmalte é um dos cosméticos que mais possui componentes químicos que degradam o meio ambiente. Só para você ter uma ideia, cada frasco de tinta é composto por 85% de solventes e 15% de resinas, plastificantes e corantes. Essa combinação, que não provoca danos ao nosso organismo, se usada externamente, é bastante prejudicial à natureza, se for descartada de maneira incorreta.

A manicure Fátima Toledo nunca se preocupou com o descarte de seu material de trabalho até o dia em que a horta de sua casa foi danificada. “Nunca me preocupei muito em jogar esmaltes. Simplesmente os colocava no lixo. Infelizmente, quando deixei o lixo na parte de fora de casa, os frascos quebraram e a tinta entrou na minha hortinha. Danificou todos os meus temperinhos. Até hoje fico receosa em comer algo de lá”.

Se isso aconteceu no quintal de Fátima, imagina o que pode ocorrer em um aterro? Segundo o consultor ambiental Alessandro Azzoni, quando o frasco é descartado no lixo comum, ele vai para o aterro, o que pode fazer com que se quebre e leve seus componentes a entrar em contato com o solo. Se isso acontece, o conteúdo do frasco atinge o lençol freático e contamina a água. “Nunca jogue esmalte no lixo normal”, diz ele.

A pedido da reportagem da , Azzoni reuniu algumas saídas para descartar frascos:

círculo verde 1. Existem várias formas de dar fim ao seu esmalte. “Se houver tinta dentro, utilize-o para pintar algo [salto de sapato, copos, vasos, esculturas]”.

círculo verde 2. Caso você não tenha onde colocar o finalzinho do frasco, derrame o esmalte sobre uma folha de papel. “Espere alguns minutos até que a química evapore”.

O papel usado poderá ser descartado no lixo comum, pois o esmalte já secou e sua química evaporou.

círculo verde 3. Quando o esmalte já está vencido, muitas vezes ele endurece. Coloque um pouco de removedor de esmalte dentro do vidro seco e mexa até dissolver o restante do produto. “Faça isso duas vezes”.

círculo verde 4. Reciclagem: “Com o vidro limpo, dá para descartá-lo junto aos demais vidros para reciclagem. Não esqueça de separar o vidro e o plástico da tampa. Cada um tem que estar em seu respectivo lugar”.

Talvez te interesse ler também:

LIXO RECICLÁVEL: LAVAR OU NÃO? COMO SEPARAR O LIXO?
CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE LIXÃO E ATERRO SANITÁRIO



Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...