Monsanto será “processada” por crimes contra o ambiente e a humanidade


Monsanto, a multinacional produtora de sementes geneticamente modificadas e do herbicida Roundup, em breve se encontrará em julgamento sob a acusação de crimes contra o meio ambiente e a humanidade.

O julgamento contra a Monsanto terá lugar em Haia, de 12-16 outubro de 2016. Apesar de real, a iniciativa não tem caráter legal, é simbólica. Entre os seus organizadores estão Vandana Shiva, a Associação Navdanya, a Organic Consumers Association, a Federação IFOAM e dezenas de outras organizações e grupos ambientalistas, sociais e de cidadãos.

Acredita-se que a Monsanto seja responsável por um verdadeiro ecocídio. O ponto culminante do processo será o próximo 16 de outubro, por ocasião do Dia Mundial da Alimentação. Os autores do processo salientam que a Monsanto, nas últimas décadas, vem realizando produtos altamente tóxicos que têm prejudicado o ambiente e causado a morte de milhares de pessoas. São eles:

  • PCB: substância que coloca em risco animais e a fertilidade humana.
  • 2,4,5-T: componente que foi usado para a produção do Agente Laranja durante a Guerra do Vietnã e continua causando câncer e malformação congênita.
  • Roundup: o herbicida mais utilizado no mundo, fonte de escândalos e de grave ameaça à saúde ambiental. É um herbicida à base de glifosato, uma substância agora reconhecida pela OMS como um provável carcinógeno.
  • Lasso: um herbicida agora proibido na Europa.

A ação contra a Monsanto será baseada nos princípios dedicados às empresas e aos direitos humanos adotados pela ONU em 2011. Será solicitado o reconhecimento do crime de ecocídio e a responsabilidade criminal da multinacional pelos danos causados ​​à população.

No trabalho para avaliar o desempenho da Monsanto estarão advogados e juristas verdadeiros, mas o veredicto final não terá um valor legal. A esperança é que o tribunal sirva para conscientizar e abrir os olhos de quem ainda defende a empresa que, quem sabe um dia, pagará realmente pelos seus crimes cometidos contra o ambiente e a humanidade?!

Para mais informações visite aqui o site oficial da iniciativa, a Monsanto Tribunal, e assista ao vídeo abaixo.

Talvez te interesse ler também:

OMS: 5 AGROTÓXICOS CLASSIFICADOS COMO CANCERÍGENOS PARA OS SERES HUMANOS

GLIFOSATO, A ESTRELA DOS AGROTÓXICOS, PROIBIDA NO SRI LANKA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...