Desmatamento reduz chuvas e gera crise hídrica


A escassez hídrica e a influência indireta da Amazônia: muitas são as razões para a escassez da água e ainda é pouca a consciência do povo brasileiro para esse problema.

Embora o Brasil seja um país privilegiado, contendo 12% da água doce no mundo, seu uso inadequado e a poluição insidiosa comprometem a disponibilidade hídrica em diversas partes do país.

A escassez está associada a diversos fatores como :

  • Carência de planejamento dos assentamentos urbanos;
  • Equívocos no manejo do uso do mineral;
  • Distribuição ineficiente e que é responsável por grandes desperdícios.

Estudos afirmam que a quantidade de árvores na Amazônia, está indiretamente ligado à escassez hídrica sofrida principalmente no Sudeste, em especial no estado de São Paulo.

Por conta da exploração da madeira e do desmatamento da floresta, o fluxo de umidade do solo para a atmosfera é interrompido, Assim, as grandes nuvens responsáveis pelas chuvas, que são conduzidas da Amazônia até o Centro-Oeste, Sul e Sudeste são impedidas de continuar sua trajetória, ocorrendo assim a escassez hídrica.

UC’s – Um colaborador para a Biodiversidade

Em meio a tanta degradação do meio ambiente, o conceito de Unidade de Conservação surgiu no Brasil na década de 1930 e representa as áreas protegidas e a principal estratégia de conservação da biodiversidade.

Dentre os principais objetivos de criação de uma UC, destacam-se:

  • Preservação de ecossistemas naturais
  • Realizar pesquisas cientificas
  • Proteção do ambientes da exploração predatória
  • Proteger os meios de vida
  • Disciplinar o processo de ocupação
  • Promover o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais

Brasília possui amplos espaços de preservação garantindo a qualidade do abastecimento, quase todo proveniente da UCs. Nesse caso, a capital do Brasil é um exemplo a ser seguido para com seu planejamento de preservação Natural.

Existem diversos projetos a serem desenvolvidos que, juntos com a conscientização das pessoas, poderá nos levar à uma nova realidade sobre sustentabilidade ambiental.

Talvez te interesse ler também:

FALTA DE ÁGUA EM SP: TRAGÉDIA ANUNCIADA HÁ 20 ANOS

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...