Petrobras: 20ª do mundo em poluição


E a petroleira brasileira Petrobras – que no momento enfrenta duros processos de investigação, relacionados a desvios de dinheiro – ganha mais um título nada honroso: é uma das empresas que mais polui em todo o mundo. O estudo publicado pela agência de notícias Reuters, apontou as empresas que maiores impacto causam na geração de carbono para a atmosfera. A Petrobras ficou em 20º lugar – detalhe: o levantamento incluía 500 empresas.

A colocação da empresa no ranking se justifica: foram gerados cerca de 73.4 milhões de toneladas de CO2 – em um somatório entre dióxido de carbono, óxido nitroso, metano e outros gases causadores do efeito estufa.

Juntos, os 20 maiores poluidores – incluindo-se aí Alemanha, EUA, China e Índia – o número é surreal: são 2.76 gigatoneladas de gases, respondendo por 13.8% do total de emissões do planeta – queima de combustíveis, desmatamento e outros – esse patamar em 2014 é 3,1% maior que em 2010; o que só aumenta as preocupações da comunidade internacional sobre o clima no planeta – a ONU estava contando com uma queda anual da ordem de 1,4%, mas o que se viu foi, ao contrário, um crescimento de 1%..

A Petrobras se defendeu dos números, declarando que a performance que a levou ao ranking se deve ao acentuado uso de termelétricas, que tiveram de ser acionadas em face da baixa concentração nos reservatórios hidrelétricos – as termelétricas são movidas a carvão.

Para que se conquiste algum resultado positivo, será imprescindível que se reduza, entre 40% e 70% do quantitativo de gases emitidos, até o prazo de 2050, zerando-se a emissão em 2100. Esse é o modo encontrado para não provocar uma elevação na temperatura global, de 2°C.

Leia também: A Petrobras quer afundar a Amazônia

Fonte foto: wikipedia.org




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...