Tecnologia Sustentável: como os celulares poderão ajudar a monitorar desmatamentos em 2015


Celulares podem ajudar a combater desmatamentos? Sim, isso mesmo. Segundo a startup Rainforest Connection, pioneira da ideia, é possível reciclar os celulares antigos para combater o desmate em locais de risco e consequentemente reduzir a extração ilegal de madeira.

Desenvolvido pelo engenheiro Topher White, o projeto crowfunding, consiste em uma rede de , captando sons de motosserras e enviando alertas aos guardiões da área afetada.

Mas, como?

Movidos por energia solar, os celulares feitos com painéis fotovoltaicos ficam cobertos pela luz do sol, pois se houver sombra, os dispositivos não funcionam direito. Pensando nisso, White, criou um sistema otimizado e fragmentado em que cada um dos painéis possa ser operado com pouca eletricidade, afinal nem sempre o clima está favorável o bastante para gerar tanta energia solar.

Topher White ainda reparou que as áreas da mata mais arriscadas às extrações ilegais de madeira são aquelas que tendem a ser cobertas e ficam próximas às estradas, tal observação ajudou a solucionar o problema na Ilha de Sumatra, na Indonésia e a expandir o projeto em outros países.

Celulares no Pará

Crowfunding está previsto para começar a ser utilizado no Brasil, no começo de 2015, na terra dos tembés, Alto Rio Guamá, localizada na fronteira dos Estados Pará e Maranhão, com extensão de 2.800 quilômetros quadrados. A princípio, os dispositivos cobrirão os pontos mais visados de acesso, nas áreas florestadas.

A área costuma ser invadida e ter frequente desmatamento por grileiros, traficantes e outros que trabalham com extração de madeira ilegal, por isso o novo programa de monitoramento que inclui a criação de Topher White, será um auxílio à Justiça Ambiental, aos , que nem sempre conseguem deter ilegalidades e acabam sendo agredidos.

Leia também:

Estudos buscam melhorar a reciclagem do lixo eletrônico

Fonte fotos: freshgadgets.nl




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...