22 de abril é o Dia Internacional da Mãe Terra


A data foi criada em 1970 quando Gaylord Nelson, senador e ativista ambiental dos EUA, depois de testemunhar os estragos causados por um enorme vazamento de óleo em Santa Barbara, Califórnia, teve a ideia de marcar a data como um dia de luta pelo ambiente. Em 2009 a ONU reconheceu oficialmente a data.

A edição 2014 é dedicada às “cidades verdes“.

“Hoje, mais da metade da população mundial vive em cidades. À medida que a população urbana cresce e os efeitos da mudança climática pioram, nossas cidades têm que evoluir. É hora de investir em eficiência de energias renováveis, reconstruir nossas cidades e bairros para começarmos a resolver a crise climática.” Lê-se no site earthyday.org, que lança uma campanha para ajudar cidades no mundo inteiro a se tornarem mais sustentáveis e a diminuírem suas pegadas de carbono no ambiente. A campanha é focada em três elementos chaves:

Energia

Atualmente, a maior parte do mundo conta com estruturas de geração de energia elétrica ultrapassadas que são extremamente ineficientes e poluentes. Para ajudar as cidades a se tornarem mais sustentáveis, é preciso reformular o sistema atual, promover as fontes de energia renováveis ​​e implementar as soluções do século XXI.

Green Buildings

Os edifícios são responsáveis ​​por quase um terço de todas as emissões globais de gases de efeito estufa. Com simples eficiência na projetação de edifícios, podemos reduzir essas emissões drasticamente. Para perceberem esta visão, as cidades precisam atualizar seus ordenamentos, mudar os códigos de permissão para construção e ajudar com financiamentos para construções “verdes”.

Transportes

O transporte é a fonte de emissões de gases de efeito estufa que cresce mais rapidamente em todo o mundo. Três quartos destes gases são emitidos diretamente pelos veículos rodoviários. Para reduzir as emissões e a poluição resultante disso, precisamos melhorar os padrões de transporte público, aumentar suas opções, investir em transporte alternativo e facilitar as opções de caminhar e ir de bike, com calçadas e ciclovias: walkability e bikeability nas cidades.

Se você acha a causa importante e quer abraçá-la, separamos 10 maneiras para festejar o Dia Internacional da Mãe Terra todos os dias do ano.

1. Recicle

Reduza, seja mais racional e menos emocional ao comprar e recicle tudo aquilo que possa ser reciclado.

Leia também: Ovos de Páscoa: 10 ideias para reciclar tudo

2. Apague

Tente não pegar o carro para fazer 500 metros de estrada, para comprar pão, para ir ao banco, à escola etc. De vez em quando troque o carro pelo transporte público, tente não contribuir para o congestionamento e deixe a preguiça de lado.

3. Recupere

Nem tudo que não usamos mais são imprestáveis velhos e bons para somente serem jogados no lixo. Doe livros, roupas, móveis aos seus amigos, dê nova vida ao que não é mais útil para você.

Leia também: Ideias originais para reciclar chaves

4. Desmaterialize

Peça para que seu banco não te mande correspondências em casa. Faça tudo on line. Basta às vezes apenas um click para desmaterializarmos todo este papel e perda de tempo.

5. Reutilize

Para quê comprar potinhos plásticos, copos de vidro e tantas outras coisas, se você a cada semana joga fora tantos destes objetos?

Leia também: 10 ideias super originais para reutilizar sua meia-calça velha

6. Sustente

Dê força às pessoas e às empresas que prezam pela sustentabilidade, compre produtos de artesãos, de empresas transparentes e que sejam realmente sustentáveis. Informe-se, procure, divulgue as boas ações que encontrar.

Leia também: Capim dourado, riqueza genuína brasileira

7. Economize

Viver de forma sustentável significa economizar. Não se preocupe em passar a imagem de “pão-duro”. Economizar é ser consciente de que não precisamos das tantas coisas que tentam nos empurrar. Sejamos conscientes na hora de comprar, apaguemos as luzes que não precisamos, compremos a granel levando nossas embalagens e, tantas outras atitudes!

Leia também: 5 motivos para não comprar saladas embaladas

8. Descubra

Se puder, viaje para lugares sustentáveis, faça ecoturismo em vez de turismo, visite parques, jardins botânicos, entre em contato com a natureza.

Leia também: 10 lugares para os viajantes por um mundo melhor

9. Reflita

Antes de escolher por qualquer alternativa, reflita se existe alguma opção mais respeitosa com o ambiente. Muitas vezes a preguiça ou o hábito nos leva ao caminho mais fácil. Às vezes existem opções muito mais interessantes para os nossos problemas, e que fazem nos sentirmos melhor.

Leia também: Economia e sustentabilidade: 13 formas de usar o limão para limpar a casa

10. Plante

De um pequeno gesto pode nascer uma vida. Seja na janela, no terraço, no quintal, cultivar é uma delícia. E não é necessário muito para isso.

Leia também: Micro jardim faça você mesmo e Jardim vertical faça você mesmo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...