O peso de prédios já supera o de plantas. O homem é o entulho na Terra


Você já parou para pensar quanto o mundo pesa?
Pois é, o peso do mundo é calculado a partir da massa das formas de vida na Terra e dos objetos construídos pela humanidade.
Pela primeira vez, o peso gerado pelo ser humano pode superar o peso da vida terrestre. De acordo com uma pesquisa israelense publicada na revista científica Nature, a chamada massa antropogênica ultrapassou a marca de 1,1 teratonelada (ou 1,1 trilhão de toneladas) em 2020 e tem dobrado de tamanho a cada 20 anos ao longo do último século, informa a Folha de S. Paulo.
Basicamente esse peso todo vem de matérias-primas transformadas em artefatos pela ação humana, os quais já somam mais do que o peso corporal de cada ser humano vivo no planeta.
O coordenador do estudo, Ron Milo, do Departamento de Ciências Botânicas e Ambientais do Weizmann, explicou à Folha que:

“Precisaríamos de décadas para reunir todos esses dados. Para nossa sorte, é algo que já está sendo explorado há anos por cientistas que trabalham na área de análise de fluxo de materiais. Eles compilaram uma base de dados global, abrangendo todos os países e campos da indústria, e isso nos permitiu ter dados confiáveis sobre o tema”.

Biomassa viva X biomassa antropogênica

Fazem parte da biomassa viva os seres vivos como árvores e demais vegetais, animais, fungos de tamanho macroscópico e todos os micro-organismos no solo e nas águas, além dos seres humanos vivos, animais e plantas domesticados.
Já a massa antropogênica é composta por matéria não viva modificada diretamente pela ação da espécie Homo sapiens: metal, concreto, tijolos, asfalto, plástico, vidro, etc.
O estudo concluiu que o peso do plástico já supera o dos animais (8 gigatoneladas  contra 4 gigatoneladas) e o peso de prédios já supera o de plantas (1,1 mil gigatoneladas contra 900 gigatoneladas).
O mundo já tem entulho demais e esse estudo acaba de demonstrar isso. Chega de tanta produção e excedentes. Precisamos de mais natureza. O mundo nunca pesou tanto!
Talvez te interesse ler também:
Candida auris, fungo super-resistente: alerta risco de morte
5 minutos: aluno desenvolve teste rápido de Covid-19 usando sensor eletroquímico de papel
Felinos selvagens do Brasil: conheça as 9 espécies que aqui habitam




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...