Nanotecnologia: como descontaminar um lago usando bolhas de ar menores que as do refrigerante


Conheça a técnica das nanobolhas de ar com que o peruano Marino Morikawa conseguiu descontaminar uma lagoa no Peru.

Histórias como as de Marino Morikawa nos demonstram que existem soluções ambientais ao alcance das nossas mãos até para descontaminar lagos tão grandes como o Titicaca, por exemplo.

Morikawa, um peruano doutorado em Ciências Ambientais e catedrático no Japão, voltou ao seu país, Peru, às pressas, para descontaminar uma pequena lagoa de sua infância com a aplicação de técnicas de nanotecnologia. Para salvar a lagoa El Cascajo, em Huaral, onde Morikawa pescava, com seu pai, antes que esta fosse totalmente contaminada e assoreada, Morikawa abandonou a Universidade de Tsukuba, no Japão e, junto com voluntários da região e usando materiais artesanais que se encontravam na área afetada, em apenas 15 dias logrou salvar El Cascajo da destruição.

Qual é o processo para descontaminar lagoas com nanotecnologia?

Parece estranho mas, para esse processo dar resultado Morikawa injetou na lagoa um fluxo contínuo de microbolhas 10 mil vezes menores do que as bolhinhas de um refrigerante.

Essas nanobolhas têm íons positivos e negativos o que gera uma alta concentração de energia – as bactérias que estão no meio líquido se aderem às nanobolhas de ar e ficam presas a elas. Com esse processo, as bactérias perdem mobilidade, deixam de se alimentarem e se autodestroem.

Este é um processo que obriga as bactérias a se desmolecularizarem e morrerem, explicou Morikawa.

A lagoa de El Cascajo foi descontamina em 15 dias de trabalho constante, com a ajuda de voluntários locais. As aves e peixes já voltaram à lagoa e agora é preciso que a população que reside em suas margens mantenha os cuidados necessários para sua preservação.

Descontaminar o Titicaca

Com a vitória na descontaminação da lagoa de El Cascajo, Morikawa formou uma empresa, a Nanoplus 7. para trabalhar no Peru, seu país natal.

Duas lagoas para descontaminar ainda

lake titicaca

Lago Titicaca wikipedia.org

Uma das metas da Nanoplus 7 agora é descontaminar o Lago Titicaca, que é metade peruano, metade boliviano, e que se encontra saturado de lixo e resíduos urbanos.

oasis de huacachina

Oásis da lagoa La Huacachina wikipedia.org

huacachina dunes

Fonte foto: wikipedia.org

A outra é descontaminar a lagoa La Huachina, um oasis no meio do deserto, a única fonte de água para abastecimento das populações residentes no deserto de La Huachina. Neste projeto também está a proposta de criar uma planta de tratamento de águas residuais que seja direcionada para o manejo de áreas de cultivo no deserto.

Especialmente indicado para você:

ORELHA-DE-ELEFANTE É BIORREMEDIADORA EM ÁREAS CONTAMINADAS

OS 15 LAGOS MAIS LINDOS DA EUROPA

LAKE HILLIER: AS CAUSAS DO MISTERIOSO LAGO ROSA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...