Poluição insuportável na China: super vendas de spray com ar fresco do Canadá


Ar fresco da montanha, ar puro. Um sonho para as narinas e para os pulmões das pessoas que vivem nas metrópoles chinesas. Respirar ar limpo é uma utopia daqueles lados e, aproveitando-se dessa falta, uma startup canadense decidiu engarrafar ar puro das montanhas rochosas para vendê-lo aos chineses.

O ar de uma das maiores cadeias de montanhas da Terra já voou ao Oriente, especialmente nos últimos tempos, quando o número de vendas estourou. Por quê? A resposta é simples: o aumento dos níveis de poluição fez com que aumentasse o desejo dos cidadãos chineses de respirar ar limpo.

A startup canadense chamada Vitality Air nasceu no ano passado em Edmonton, mas começou a comercializar os seus produtos na China há menos de dois meses.

“Nosso primeiro carregamento de 500 garrafas de ar fresco foi vendido em 4 dias“, disse ao Telegraph o co-fundador da empresa Moisés Lam.

Qual é a origem deste negócio pra lá de estranho?

A ideia surgiu mais como uma brincadeira, quando o outro fundador, Troy Paquette, encheu um saco de plástico com ar e conseguiu vendê-lo no eBay.

“Queríamos fazer algo divertido e perturbador por isso decidimos ver se nós poderíamos vender o ar.”

Lam diz que uma vez a cada duas semanas faz uma viagem de um 4 horas para Banff e gasta 10 horas para engarrafar o ar. Uma caixa contendo 4.000 garrafas já está a caminho para a China e a maior parte da expedição já foi comprada.

A empresa fez bem suas contas: uma lata de 7,7 litros de ar fresco retirado do Parque Nacional de Banff, na majestosa cadeia de montanhas rochosas, é vendido a cerca de 10 dólares. Para dar uma idéia, uma garrafa de água mineral na China custa 50 vezes menos.

O ar limpo canadense é vendido em tamanhos que variam entre um mínimo de 14 a um máximo de 20 dólares dependendo do tamanho da garrafa.

foto

O maior desafio da Vitality Air é acompanhar a demanda, uma vez que cada garrafa de ar fresco é preenchida à mão.

Quem compra as garrafas?

A maioria dos clientes vive nas grandes cidades do nordeste e do sul da China, onde se registram os mais graves níveis de poluição.

Pena que esta solução só vai servir para enriquecer a startup sem levar algum benefício para a saúde do povo chinês, que todos os dias respira venenos. É um alívio à uma doença grave que é a poluição atmosférica quando esta deveria ser tratada com a maior seriedade possível. Uma loucura a mais no mundo em que vivemos.

Talvez te interesse ler também:

OS EFEITOS DA POLUIÇÃO EM FAMÍLIAS CHINESAS, CONTADOS EM UM CURTA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...