Holanda: casos de pneumonia em humanos ligados à criação de cabras


Cientistas prevêem o surgimento de novas doenças e a principal causa é o comportamento humano com relação aos animais.

A pandemia do coronavírus acendeu o alerta sobre o consumo de alimentos de origem animal, mas essa não foi nem a primeira, nem a última vez que isso aconteceu.

Doenças como o HIV, Sars, gripe aviária, gripe suína e Ebola, são originárias dos animais, mas não pense que a culpa é deles.

Fatores como mudanças climáticas, extinção de espécies, desmatamento, industrialização, urbanização e diversos outros aspectos oriundos das ações humanas são os verdadeiros motivos pelos quais as pandemias acontecem.

Na Holanda, pneumonias e cabras

Uma prova disso, é o caso das cabras holandesas que adoeceram e provocaram a morte de 95 pessoas na Holanda em 2008. Segundo informações do site The Guardian, casos humanos de pneumonia estão relacionados a fazenda de cabras holandesas.

A suspeita é de que a febre Q, uma infecção respiratória que acomete gados, cabras e ovelhas, tenha voltado depois de uma década. Essa doença foi um pesadelo para a Holanda entre 2007 e 2010, quando 50.000 cabras tiveram que ser abatidas por terem causado a morte de 95 pessoas.

Agora, os cientistas holandeses alertam para um outro risco de doença zoonótica, que relaciona casos de pneumonia em humanos com as fazendas de cabras. A preocupação deles é a de que seja um novo surto de febre Q, mas eles ainda estão estudando para confirmar essa ligação.

Essa suspeita preocupa os criadores de cabra, pois a demanda de leite só faz aumentar, com o surgimento das restrições alimentares, principalmente do leite de vaca. Enquanto os cientistas não confirmam essa hipótese, as criações de caprinos ficarão mais restritas na Holanda.

Por ora, convém refletir sobre a relação entre as pandemias com os nossos hábitos alimentares. Tudo indica que enquanto nossa principal fonte de alimento for de origem animal, mais pandemias e zoonoses irão surgir.

Vem aí, um futuro de doenças transmitidas por animais!

Talvez te interesse ler também:

Próxima pandemia pode surgir na Amazônia: desmatamento contribui para zoonoses

Covid não é a primeira nem será a última. Como evitar pandemias?

Visons e coronavírus: por que esses animais viraram alvo na pandemia?




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...