Menos plástico em São Paulo: descartáveis estão proibidos na metrópole paulista


Projeto de lei que proíbe o uso de produtos plásticos descartáveis nos estabelecimentos comerciais da cidade de São Paulo, é aprovado pelo prefeito Bruno Covas.

De acordo com informações do site da prefeitura da cidade, os comerciantes têm até janeiro de 2021 para se adaptarem às novas exigências, pois a lei entra em vigor em 1° de janeiro de 2021. 

Copos de plástico, talheres, e mexedores de café, por exemplo, deverão ser substituídos nos estabelecimentos, pois eles representam a maior parte do volume do lixo plástico produzido em São Paulo, cerca de 16%.

A lei n° 17.261/2020, aprovada pelo prefeito Bruno Covas nesta segunda-feira, 13, menciona que os estabelecimentos deverão utilizar materiais biodegradáveis ou reutilizáveis no lugar do plástico. A medida trouxe insegurança para o setor do plástico, pois de acordo com a Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), a geração de empregos e os investimentos serão prejudicados.

As indústrias de plástico sugerem que haja uma regulamentação do material, ao invés da proibição. No entanto, a punição para essas indústrias poderá ser bem severa com, inclusive, o fechamento da empresa caso descumpram a nova lei.

Assim como a lei de proibição dos canudinhos de plástico sancionada em junho de 2019, esperamos que essa nova lei ajude a diminuir consideravelmente o volume dos plásticos descartáveis nos lixos de São Paulo. A própria Prefeitura de São Paulo, adaptando-se às mudanças, deixará de usar produtos descartáveis nos prédios públicos.

Fica então o exemplo para outras prefeituras do país, bem como para a sociedade que ainda não se deu conta da urgência dessa mudança.

E, em tempo, as empresas que se adaptem. Existem muitas opções ao plástico. Em vez de cairem em recessão, elas podem, ao contrário, alavancar novos projetos.

Parabéns São Paulo!

Talvez te interesse ler também: 

É definitivo: Europa confirma a proibição do plástico descartável a partir de 2021

Menos lixo e poluição: capital da Índia proíbe uso de plástico descartável

Califórnia proíbe cortesia de xampu e sabonete em hotéis para reduzir plástico




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...