Brasileiro Marcelo Gleiser ganha o Prêmio Templeton, o Nobel da Religião e Espiritualidade


Marcelo Gleiser, cosmólogo e físico teórico, defende que ciência deva atuar em conjunto com a filosofia e a espiritualidade, como meio do ser humano se envolver no mistério da vida que existe em cada SER. Por isso, este cientista foi contemplado, ontem, 19, com o Prêmio Templeton deste ano, uma espécie de Nobel da Religião e Espiritualidade!

Um pouco da Biografia de Marcelo Gleiser

O cientista Marcelo Gleiser, brasileiro, de 60 anos de idade, é professor de física e astronomia ocupante da cátedra Appleton de Filosofia Natural no Dartmouth College em Hanover, estado de New Hampshire nos Estados Unidos.

Ele obteve reconhecimento internacional por meio de seus blogs, livros, ensaios, documentários de TV e conferências, que mostram a ciência como um instrumento espiritual na busca de se compreender as origens da vida e do universo.

Seus livros são best-sellers e suas apresentações na televisão atraem audiências de milhões de pessoas.

Gleiser com essa premiação é o primeiro latino-americano a receber o Prêmio Templeton.

Origem do Prêmio Templeton

Esse Prêmio é uma condecoração premiada de forma anual e conferida pela Fundação John Templeton.

Surgiu em 1972 e é dado à uma pessoa viva que, na avaliação dos jurados da premiação desta Fundação, contribuiu de forma marcante para o desenvolvimento e aprofundamento na dimensão espiritual da vida, seja através de uma investigação, descoberta ou ações práticas.

O nome desse prêmio é devido à Sir John Templeton, um empresário do Reino Unido e nascido nos Estados Unidos, consagrado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II em 1987 por conta de suas ações filantrópicas.

A cerimônia de premiação Templeton tem sido habitualmente presidida pelo Príncipe Filipe no Palácio de Buckingham.

O valor monetário desse prêmio é ajustado de forma que exceda o do Prêmio Nobel, uma vez que John Templeton sentia que a “espiritualidade devia ter sido também reconhecida pela Prêmio Nobel“, como não foi, ele criou esse tipo de premiação.

Personalidades que já foram laureadas pelo Prêmio Templeton

Algumas personalidades importantes que já foram reconhecidas pela premiação Templeton por seus feitos e obras voltados à religião e espiritualidade. Foram estes:

1973 – Madre Teresa de Calcutá – Fundadora das Missionárias da Caridade, na Índia

1977 – Chiara Lubich, Fundadora do movimento dos Focolares

2005 – Charles Townes, físico laureado com o Nobel

2012 – Dalai Lama – Líder espiritual budista

E, neste ano – Marcelo Gleiser – Físico teórico e astrônomo. Veja aqui a lista completa dos laureados.

Como se pode ver nesta lista, é uma honra um brasileiro fazer parte dessa premiação juntamente com cinetistas, filantropos e líderes espirituais e religiosos tão proeminentes.

Como Marcelo Gleiser vê a Espiritualidade?

Seguem alguns dos pensamentos do físico e astrônomo Marcelo Gleiser sobre aliar a Ciência à Espiritualidade, ditos por ele, para revelar a importância do Espiritual em nossas vidas:

“Para mim, a ciência é um portal para o grande mistério da nossa existência.

A gente quer saber como o Universo surgiu, como o mundo surgiu, como a vida surgiu, qual o futuro da humanidade.”

“Quanto mais eu aprendo sobre o mundo, mais eu admiro o trabalho do Divino.

O papel da ciência não é matar Deus.

A ciência quer apresentar uma visão de mundo que ajuda no florescimento da humanidade e ajuda a gente a tentar contemplar e responder questões que são absolutamente complexas sobre a Natureza e sobre quem nós somos”.

“Eu lembro de deitar com meus primos na areia da praia, olhando para as estrelas e tentar entender:

Caramba, cada uma dessas estrelas é um Sol e cada um desses Sóis tem planetas girando em torno, imagina quantas formas de vida podem existir!

Para mim o caminho espiritual da ciência está aí:

Essa conexão espiritual que a gente tem com o que é muito maior que a gente, o mistério que nos cerca!”

Como visto, é por isso que Marcelo Gleiser, como pensador e pesquisador, se dedica à estudar as origens do Universo, pois, ele acredita que as respostas não se limitam à serem descobertas em laboratório ou somente com investigações científicas, ele defende que ciência e espiritualidade andem de mãos dadas e sobre isso ele diz:

“A gente tem que entender a ciência, a religião e a filosofia como caminhos complementares com os quais a gente, como humanidade, tenta entender quem é”.

Sobre a premiação dada à Marcelo Gleiser

Neste vídeo da Fundação Templeton, a neta de John Templeton conta as razões de Marcelo Gleiser ser escolhido para receber essa premiação e Marcelo Gleiser fala sobre sua forma de encarar a Espiritualidade e da sua gratidão pelo prêmio. Confiram:

Por toda essas contribuições nós do greenMe parabenizamos a premiação conferida à Marcelo Gleiser, como reconhecimento aos seus feitos e pelo seu trabalho em prol da espiritualidade e da humanidade!

Talvez te interesse ler também:

ALIMENTAÇÃO E ESPIRITUALIDADE: A ESPIRITUALIDADE INFLUI EM NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES E VICE-VERSA

QUAL A LIGAÇÃO ENTRE ESPIRITUALIDADE E MEIO AMBIENTE?

Fonte foto




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...