Vamos todos participar da Hora do Planeta 2016 em 19 de março

Vamos todos participar da Hora do Planeta 2016 em 19 de março

No dia 19 de março, entre as 20:30 e as 21:20, ocorrerá a Hora do Planeta, iniciativa ambiental mundial que convida governos, empresas e sociedade a desligarem as luzes durante o período como forma de apoiar a ação ambientalmente sustentável que critica as drásticas consequências provocadas pelas mudanças climáticas.

No ano passado, a Hora do Planeta ocorreu em mais de 8 mil cidades de 172 países. A WWF, criadora do , busca premiar as cidades que atingirem o maior número de metas concretas para combater o aquecimento global. O Brasil, este ano, anuncia três cidades finalistas: Belo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro. Um júri internacional analisou o empenho dessas cidades com base em uma auditoria realizada pela Accenture.

A primeira parte do concurso elegerá uma cidade de cada país como a Capital Nacional da Hora do Planeta. Na segunda parte, essas cidades concorrem ao título de Capital Global da Hora do Planeta, o maior símbolo rumo a uma economia de baixo carbono em 2015/2016. E, na terceira etapa, a população vota em sua cidade preferida, solicitando mudanças na plataforma online Nós Amamos as Cidades (We Love Cities).

Belo Horizonte busca o tricampeonato no Desafio, pois “tem forte foco em inovação e envolvimento público nos seus esforços de baixo carbono”. Recife está pela primeira vez entre os finalistas e “está orientado a estabelecer práticas de desenvolvimento sustentável e a tomar ações para reduzir o nível de emissões da sua comunidade”. Já o Rio, em ano de Olimpíadas, permanece com sua “forte liderança climática”, que o ajudou “desenvolver um approach concreto e estratégico rumo à sustentabilidade”.

Para o Secretário-geral do WWF-Brasil, Carlos Nomoto, “as cidades são espaços perfeitos para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono; porque são muito dinâmicas e responsivas, as boas (e as más) políticas públicas apresentam resultados muito rapidamente. Nesse sentido, o Desafio das Cidades tem trazido importantes aprendizados para municípios do mundo todo. Agora, é hora de ver como a competição saudável entre os participantes pode, além de demonstrar a viabilidade de desenvolvimento econômico social e ambientalmente responsável, mudar a vida dos cidadãos”.

O Desafio é um esforço para colocar em prática o Acordo de Paris, aprovado por unanimidade durante a , em dezembro passado, que reconheceu a importância dos governos locais para implementar ações no ambiente urbano.

“Nosso foco agora deve se voltar para agenda de implementação. As cidades finalistas desta edição do Desafio trazem importante inspiração e demonstram que é possível e integrar a visão de baixo carbono aos processos de desenvolvimento, melhorando com isso a qualidade de vida dos cidadãos e atraindo investimentos” disse Pedro Roberto Jacobi, Presidente do Secretariado para América do Sul do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.

Vamos todos fazer a nossa parte participando, nesse sábado, da Hora do Planeta!

Talvez te interesse ler também:

DESAFIO DAS CIDADES, HORA DO PLANETA 2015: RIO, BH E SP

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *