Quais são os países que mais produzem lixo?


Já foi dito aqui o quanto a humanidade insiste em produzir lixo em uma escala da qual o planeta não suporta mais. Pois bem, para ilustrar a questão, o Banco Mundial realizou um relatório sobre os países que mais geram lixo no mundo. Chamado de “What a waste: A global review of solid waste management“, o documento mostra, por meio da produção diária por pessoa, quais são os países campeões na geração de lixo.

Não, o Brasil não está no Top 10 da lista, por incrível que pareça. Lembrando que o índice é calculado pelo quanto cada pessoa gera de lixo e não o total acumulado pela nação. Até por conta disso o terceiro lugar da lista é ocupado por Guiana, que produz menos lixo que os dois próximos do relatório, porém, trata-se de uma nação bem menos populosa.

Neste quesito, o primeiro lugar da lista é a ilha de Trinidad e Tobago, no Caribe. De acordo com o relatório do Banco Mundial, cada habitante de Trinidad e Tobago produz 14,4 quilos de lixo por dia, muito acima do segundo colocado da lista, o Kuwait, em que cada habitante gera 5,72 quilos de lixo diariamente.

Interessante notar que, dos dez maiores emissores de lixo no mundo por pessoa, apenas a metade deles possui população superior a um milhão de habitantes.

Além dos dois primeiros já citados, os outros três são Sri Lanka, Nova Zelândia e Irlanda.

A Irlanda – da badalada capital Dublin – que tem o décimo primeiro Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e uma série de outros índices excelentes que medem o grau de liberdade, democracia, educação e outros, presente entre os dez primeiros nesta triste lista, com quase quatro quilos de lixo produzidos por pessoa, o que mostra que nem sempre desenvolvimento é sinônimo de consciência ambiental.

Veja os dez primeiros colocados e quanto cada habitante gera de lixo:

1º Trinidad e Tobago – 14,4 quilos por pessoa

2º Kuwait – 5,72 quilos por pessoa

3º Guiana – 5,33 quilos por pessoa

4º Antígua e Barbuna – 5,5 quilos por pessoa

5º São Cristóvão e Nevis – 5,45 quilos por pessoa

6º Sri Lanka – 5,1 quilos por pessoa

7º Santa Lúcia – 4,35 quilos por pessoa

8º Ilhas Salomão – 4,35 quilos por pessoa

9º Nova Zelândia – 3,68 quilos por pessoa

10º Irlanda – 3,58 quilos por pessoa

Leia também: Os 10 produtos mais comuns que contribuem para o desmatamento




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...