Espetáculo da natureza: 4 arco-íris em Nova York


Não parecia ser verdade o que os olhos nova iorquinos viam. Não era um arco-íris, dois ou três. Foram quatro arcos-íris que apareceram na frente dos olhos de Amanda, em Nova York, precisamente, em Long Island de onde ela compartilhou esta bela imagem, quando o mundo inteiro comemorava o Dia da Terra. Mas é realmente possível admirar quatro arcos-íris de uma só vez?

 

Ver o dobro ou o triplo de arco-íris já é uma raridade. No ano passado, em Roma foi fotografado um arco-íris duplo, enquanto na Austrália um fotógrafo voou de helicóptero para imortalizar um arco-íris duplo e circular.

Mas o que foi avistado por Amanda, gerente de uma empresa de moda em Nova York, enquanto ela esperava o trem na estação de Long Island Rail Road, era um arco-íris quádruplo.

Primeiramente, Amanda pensou que fosse apenas um arco-íris que apareceu depois da tempestade. “Mas ela olhou melhor e viu que de fato havia quatro”, disse à CNN. “Eu tive um pequeno momento de temor.”

Este é o tweet com a foto postado por Amanda Curtis:

foto

Nem precisa dizer que, dentro de algumas horas, a foto foi compartilhada muitíssimas vezes. “Foi surreal.”

Mas é realmente possível? É uma farsa ou é o jogo de luz? Talvez neste caso nós nunca saberemos, mas, na verdade, mesmo sendo um evento muito raro, é possível ver quatro arcos-íris juntos.

Um arco-íris se forma quando a luz solar passa através das gotas d’água que permanecem em suspensão, depois de uma tempestade, ou em uma cachoeira ou fonte.

No caso do arco-íris quádruplo, a luz, além das gotas, também é refletida numa superfície aquosa, como um lago, uma lagoa ou uma poça. Disso se originam outros arcos, que têm diferentes ângulos a partir dos dois primeiros. Neste caso, o arco mais externo é muito mais escuro e tem um aspecto enrugado. Estes arcos-íris aparecem no mesmo lado no céu onde o sol se encontra. Também por isso é realmente difícil observá-lo.

E você? Já viu um arco-íris duplo, triplo ou quádruplo? Coloque, se quiser, sua foto na nossa página Facebook. Essa de baixo é a minha 🙂

Arco-íris duplo em Roma dez-2014

Leia também: Fonte de luzes arco-íris: uma foto espetacular tirada no Novo México

Fonte foto: Twitter




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...