Comissão da Verdade: a ditadura militar incidiu também sobre os povos indígenas


Em ocasião do cinquentenário do golpe militar de 1964, greenMe escreveu sobre a ditadura militar e a colonização da Amazônia. Ontem, na capital paulista, a Comissão da Verdade reconheceu a violência contra os povos indígenas durante a ditadura.

O deputado estadual Adriano Diogo, disse que o que aconteceu de fato com os índios durante o regime militar, ainda não se sabe, mas há uma pressão para que a Comissão venha a trabalhar sobre esta questão.

Para Marcelo Zelic, do grupo Tortura Nunca Mais, as violências sofridas pelos povos indígenas seriam de requintes de crueldade: uso de arsênico, bombardeio de aldeias, inoculação de vírus e sabe-se lá mais o quê. Os povos indígenas teriam sido um dos mais massacrados pelo regime. Toda a violência teria sido motivada pela tomada de terras, coisas que somente um índio, como o cacique guarani Timóteo Popygua, poderia testemunhar de acordo com os relatos de seus pais e avós. E, como se sabe, a violência continua e pelos mesmos motivos.

A causa indígena é realmente urgente. Os índios lideram as taxas de suicídio no Brasil. Suas terras são . Com uma política brasileira realmente fraca para a área ambiental, corre-se o risco de que os índios não só não tenham direitos sobre suas terras, por falta de demarcação das mesmas, como assistam à derrubada de árvore atrás de árvore. Quem diria fossem recompensados pela violência e abuso sofridos na época militar? É urgente reconhecer os direitos indígenas no país. Aliás, como dizem por aí em época de eleições, entre um candidato e outro, que tal devolvermos o Brasil para os índios?

O Brasil fora condenado pelo genocídio de índios, no 4° Tribunal Bertrand Russell, em 1980, conforme recordou a jornalista Memélia Moreira, durante a audiência da Comissão.

O que dizer? Não podemos continuar aplicando a mesma política violenta de 50 anos atrás e, pior ainda, sob um regime democrático de direito. Brasil, um país do passado 🙁

foto

fonte foto: História nova em foco

Leia também:

A ditadura militar e a colonização da Amazônia

Dilma: menor média de homologação de terras indígenas em 20 anos

Fonte foto capa: fotospublicas.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...