De olho no céu de Janeiro: Eclipse Lunar Total e Super Lua de Sangue


2019 começa bem! Pelo menos no céu o espetáculo já está garantido!

Mal o ano começou e já receberemos um presente dos céus: no final da noite do dia 20 de janeiro para o começo da madrugada do dia 21 de janeiro ocorrerá um eclipse lunar total.

A boa notícia é que o fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil, se houver boas condições meteorológicas.

O que é eclipse?

Eclipse é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua, em fase cheia, penetra a sombra que a Terra projeta no espaço. O chamado eclipse total abrange várias etapas: a primeira é conhecida como penumbral; a segunda é o eclipse parcial; a terceira é quando, de fato, ocorre o eclipse total, isto é, a Lua fica totalmente encoberta pela sombra da Terra; depois, volta-se ao eclipse parcial e, finalmente, ao eclipse penumbral.

Embora o eclipse penumbral seja uma das fases do eclipse total, dificilmente ele pode ser observado, já que a Lua perde muito do seu brilho nesse momento, como explica o site Cenário MT.

Popularmente, o eclipse total é chamado de “Lua de Sangue”, devido à coloração avermelhada da Lua. Isso acontece por causa da composição da atmosfera no dia do eclipse lunar total, que pode deixar a Lua alaranjada ou amarronzada.

Quando observar o eclipse

Estamos em horário de verão e nem todos os estados da federação aderem a ele. Por isso, é preciso ficar atento ao fuso horário que norteia a cidade onde você mora para não perder nem um minuto do eclipse.

Nas cidades da região Norte que seguem o fuso horário do Acre, o primeiro eclipse parcial está previsto para iniciar às 22h33 do dia 20 e o eclipse total, às 23h41 do mesmo dia. A totalidade máxima ocorrerá às 0h12 do dia 21 e terminará às 0h43. Em seguida, começará o segundo eclipse parcial, que seguirá até à 1h50, quando se encerrará a visibilidade do eclipse lunar.

Quem mora em Amazonas, Rondônia e Roraima poderá observar o primeiro eclipse parcial a partir das 23h33 do dia 20 até a 0h41 do dia 21, quando começará a totalidade, que terá o seu máximo à 1h12 do dia 21 – momento que terminará à 1h43. Em seguida, inicia-se o segundo eclipse parcial, que terminará às 2h50.

Já os moradores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá, Pará, Tocantins e os estados nordestinos de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, verão o eclipse parcial começar à 0h33 do dia 21 indo até a 1h41, momento em que começará o eclipse total da Lua, cujo máximo ocorrerá às 2h12 e terminará às 2h43, seguido pelo segundo eclipse parcial, que terminará às 3h50m.

No Distrito Federal, em Goiás e nas regiões Sudeste e Sul, o primeiro eclipse parcial vai de 1h33 do dia 21 até as 2h41, quando tem início a totalidade, cujo máximo será alcançado às 3h12 e terminará às 3h43, seguido pelo segundo eclipse parcial, que se encerrará às 4h50m.

Essa é uma ótima oportunidade para quem perdeu o último eclipse lunar de observar esse belo fenômeno. De acordo com Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronômico de Lisboa (OAL), o eclipse vai ocorrer

“quando a Lua está no perigeu da sua órbita, o ponto mais próximo da Terra em fase cheia, o que dá uma super Lua”.

Isso favorece para que ocorra “um eclipse com uma lua grande e bonita”, informa o jornal português Diário de Notícias.

Talvez te interesse ler também:

VIDA NA TERRA PODE TER SIDO TRAZIDA POR METEORITOS

CHINA QUER LANÇAR LUA ARTIFICIAL NO ESPAÇO EM 2020!

TEM ÁGUA NA LUA! PELA PRIMEIRA VEZ HÁ EVIDÊNCIAS DIRETAS DESTE FATO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...