Apenas 9% do plástico no mundo é reciclado! 91% vai ficar aí por + 400 anos


Voltamos a falar sobre esse assunto no site, pois é nosso dever compartilhar cada vez mais informações como essa. Se não fizermos nada, num futuro não muito distante estaremos nadando em plástico ou pescando o mesmo no lugar de peixes!

91% do plástico produzido está poluindo o planeta!

Por mais campanhas que existam no mundo, ainda assim a porcentagem de plástico, que é de fato reciclada, é de apenas 9%.

Segundo matéria publicada no NatGeo, a produção de plástico teve início em 1950 e cresceu tanto que hoje totaliza aproximadamente 8,3 milhões de toneladas métricas de materiais descartáveis espalhados pelo mundo afora. Esse número deixou os próprios cientistas horrorizados.

Quem constatou esse número absurdo, foi a engenheira ambiental da Universidade de Georgia, Jenna Jambeck, especialista em estudos de resíduos de plástico nos oceanos:

“Todos nós sabíamos que existe um aumento rápido e acentuado na produção de plástico desde 1950 até o presente, mas, na verdade, quantificar o volume de plástico acumulado produzido foi chocante”.

O plástico leva aproximadamente 400 anos para se decompor e, do montante produzido, apenas 12% foi incinerado. O que nos leva a pensar em outro problema como a emissão de gases poluentes. No entanto, a previsão, que virou uma estatística muito citada atualmente, é a de que até a metade do século, os oceanos irão conter mais plástico do que peixe! Essa estatística não é vista apenas como uma citação, mas principalmente como um pedido de socorro que não podemos mais ignorar.

A bola de neve do plástico

Para piorar a situação, um outro estudo constatou que está cada vez mais difícil administrar a quantidade de plástico produzida no planeta, pois a cada ano é produzido mais e mais plástico.

O estudo ao qual nos referimos é este, publicado na Science Advances, no qual o cientista Roland Geyer, principal autor do estudo, identificou que das 8,3 milhões de toneladas métricas de plástico produzido, somente 6,3 milhões transformaram-se em resíduo de plástico, ou seja, foram parar em aterros, esgotos, rios e oceanos.

Mesmo com todas as campanhas sobre reciclagem e divulgações que existem, apenas 9% do plástico produzido foram reciclados.

E mesmo assim, se todo o plástico do mundo fosse reciclado, eles continuariam sendo plástico, e demorariam a mesma quantidade de tempo para decomposição.

Tá difícil de acreditar?

É muito simples, basta pensar nas singelas garrafinhas de água mineral que são vendidas DIARIAMENTE nas praias, semáforos, trânsito, enfim, onde quer que seja. Troque todas essas garrafinhas vendidas por 1 garrafa individual (de outro material é claro) que possa ser reabastecida em qualquer lugar. Leve essa garrafinha com você, como se fosse a sua vida! Já imaginou o quanto de garrafinhas plásticas deixariam de lotar os sacos de lixo frágeis e poluentes ou de entupir os cestos de lixo praianos sufocando a demanda dos lixeiros?

Essa é apenas uma suposição do que pode ser feito para acabar de vez com esse problema. Se começarmos a pensar em tudo o que utilizamos dentro de casa, ficaremos malucos, mas malucos do bem ou “maluco beleza” como diria Raul Seixas! É apenas uma brincadeira para descontrair, mas como dizem “estou rindo de nervoso”!

Todos esses dados e pesquisas precisam ser entendidos e entrar de vez na nossa cabeça, para que a cada atitude nossa, desde o acordar até o momento de dormir, procuremos agir com mais consciência e não apenas no automático, como faz a maioria.

Mas voltando ao estudo, se acha pouco o que os cientistas estão constatando numericamente, aguenta aí que ainda tem mais!

De acordo com o estudo, a produção global de resinas e fibras aumentou de 2 Mt em 1950 para 380 Mt em 2015, uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 8,4%. Isso corresponde a cerca de 2,5 vezes o CAGR do produto interno bruto global durante esse período. A quantidade total de resinas e fibras fabricadas de 1950 a 2015 é de 7800 Mt, sendo metade disso – 3900 Mt – produzida apenas nos últimos 13 anos!

O estudo aponta ainda que hoje, somente a China corresponde a 28% da resina global e por 68% da produção global de fibras PP & A. Por que será, não é mesmo? Basta olhar todos os produtos que temos em casa, a maioria está escrito Made in China e são feitos do que? Isso mesmo… Plástico!

E quanto aos produtos biodegradáveis? Segundo o estudo, os plásticos de base biológica e biodegradáveis atualmente têm uma capacidade de produção global de APENAS 4 Mt (olha a discrepância), mas não foram contabilizados na análise feita pelos cientistas.

O crescimento da produção de plástico nos últimos 65 anos ultrapassou qualquer outro material fabricado. As mesmas propriedades que tornam os plásticos tão versáteis, tornam esses materiais difíceis ou impossíveis de serem assimilados pela natureza. Sem contar que quando eles ficam expostos ao Sol, por exemplo, acabam se dividindo em “micro plásticos” que são espalhados nos oceanos e viram “alimento” não só dos animais marinhos, como nosso também que os consumimos indiretamente.

Sem uma estratégia de gerenciamento bem projetada para os plásticos, os seres humanos estão caminhando para um descontrole em escala global, no qual bilhões de toneladas desse material se acumularão em todos os principais ecossistemas terrestres e aquáticos. Por isso, se você não quiser nadar em um mar de plástico, comer plástico através dos peixes e do sal marinho ou até mesmo respirar micro plásticos que estão também no ar, é bom parar de utilizar o plástico a partir de AGORA!

Mas como fazer isso? Bom, você pode e deve fazer a tua parte mas o grosso mesmo deveria vir dos governos, que passaram da hora de proibir de uma vez por todas a produção desta praga do nosso século!

Talvez te interesse ler também:

19 DICAS PARA REDUZIR O PLÁSTICO DA SUA VIDA EM 2019!

SAID TRINDADE, O PARAENSE QUE CRIOU O CANUDO DE BAMBU QUE VIRA ADUBO

GAROTO DE 12 ANOS, INVENTA UM BARCO PARA TIRAR O PLÁSTICO DO MAR




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...