As Ilhas de Vanuatu proíbem sacolas plásticas, canudos e poliestireno


Plástico banido em um dos lugares mais bonitos do mundo. As Ilhas Vanuatu, localizadas no coração do Pacífico, introduziram essa proibição em janeiro para proteger suas praias e o mar. A partir de julho, todo o plástico descartável e não biodegradável será proibido por lá.

Uma das proibições mais rigorosas do Pacífico sobre o uso de materiais plásticos entrará em vigor nas ilhas ao largo da Austrália. Não somente sacolas e recipientes descartáveis de plástico, mas também canudos e as caixas de poliestireno (isopor). A única exceção serão os plásticos que são usados ​​para conter, embrulhar ou transportar carne ou peixe.

Vanuatu é um estado insular de cerca de 80 ilhas localizadas no sudoeste do Oceano Pacífico, famoso pelas belas praias, águas cristalinas e falésias espetaculares. No entanto, a poluição dos plásticos também neste canto do paraíso tornou-se um problema crescente.

Em 2015, durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, a Sociedade de Ciência do Meio Ambiente de Vanuatu organizou um “Clean Up Your Environment Day” em todo o país, uma iniciativa que permitiu coletar algo como 5.126 peças de lixo em quatro locais. O objeto mais comum encontrado? Sacolas de plástico e embalagens plásticas descartáveis de alimentos.

Daí veio a decisão de realmente fazer algo para limpar as ilhas. A proibição também é fruto de uma iniciativa popular. Cerca de 2000 pessoas assinaram no ano passado uma petição para apoiar a legislação para proibir o uso de sacolas plásticas descartáveis ​​em Vanuatu.

Assim, o primeiro-ministro, Charlot Salwai, em 2017 anunciou que o país proibiria o plástico para proteger o meio ambiente e os oceanos. Em janeiro, a luz verde oficial foi dada. Empresas e varejistas têm 6 meses para se adaptar às novas regras e descartar os seus suprimentos existentes. A partir de 1º de julho, será considerado crime produzir, vender ou distribuir esses itens.

“Também estamos tentando banir todas as facas de plástico, garfos, canudos”, disse o ministro das Relações Exteriores de Vanuatu, Ralph Regenvanu.

vanuatu

Toney Tevi, chefe de assuntos marítimos e oceânicos no Ministério das Relações Exteriores de Vanuatu, explicou: “Todos concordamos, depois da consulta nacional de que Vanuatu deveria estar limpa para as próximas gerações [e] manter o oceano livre de plástico, era uma grande preocupação”.

Recentemente também as ilhas Tremiti deram origem a uma iniciativa semelhante, proibindo a louça de plástico e em breve também garrafas e poliestireno.

Decisões que devem ser tomadas como exemplo no mundo inteiro. Sobre a problemática do plástico, leia também:

A SACOLA PLÁSTICA MAIS PROFUNDA DA TERRA, NA FOSSA DAS MARIANAS

À CADA REFEIÇÃO, INGERIMOS PELO MENOS 100 MICROPARTÍCULAS DE PLÁSTICO: UM ESTUDO CHOCANTE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...