Kamikatsu - Um povoado japonês que recicla 90% do seu lixo (VÍDEO)

  • atualizado: 
Kamikatsu

Tem notícia que a gente não cansa de dar - é uma alegria poder contar, e recontar para todo mundo, que tem um povoado japonês, pequenininho, que consegue reciclar até 90% do lixo todo que produz.

Essa notícia eu vi no Muhimu e vou contar para você o que ouvi no vídeo filmado lá, em Kamikatsu.

Kamikatsu é um povoado pequenino, na região de Shikoku, Tokushima, onde residem 1.600 pessoas em 805 famílias, segundo os dados do seu site oficial.

Hoje, Kamikatsu é conhecido como um povoado de lixo zero.

Todos os resíduos são separados e limpos ainda nas casas dos habitantes - são 34 categorias de material para diferentes processos de reciclagem entre papel e papelão limpos, plásticos de diferentes origens e, consequentemente, reciclagens diferentes também. Até as tampinhas de garrafas são separadas. A fração orgânica é compostada pelos próprios residentes que usam esse composto em suas hortas domésticas.

Todo o material coletado é encaminhado para um centro de reciclagem - o material tem que chegar ao centro já limpo e selecionado - e daí vai para as indústrias correspondentes e, aqueles objetos que ainda têm algum tipo de uso interessante vai para uma loja de trocas.

No centro de reciclagem de Kamikatsu existem caixas separadas para os diferentes tipos de material selecionado e, como lá não há camiões de lixo, é tarefa de cada casa encaminhar seus resíduos para o local.

Kamikatsu pretende alcançar os 100% de reciclagem e reuso de seus resíduos até 2020 e já está bem perto de sua meta já que só 10% ainda são levados para um aterro devido a impossibilidade real de compostar, reciclar ou reusar alguns materiais.

Com essa prática, Kamikatsu economiza 70% do que antes era gasto pelos munícipes para uma disposição adequada dos resíduos da população.

Veja o documentário no vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões.

Este é um exemplo a ser seguido por todos, não há dúvida pois, nosso planeta não tem espaço para restos que não sejam utilizados.

Leia mais sobre experiências de lixo zero:

setaUM ANO SEM PRODUZIR LIXO: A EXPERIÊNCIA DE UMA BRASILEIRA

setaUM RESTAURANTE EM CHICAGO QUE PRODUZ LIXO...ZERO

setaSOU RESÍDUO ZERO, E VOCÊ? PROGRAMA CONVIDA TODOS À REDUÇÃO DO LIXO

Fonte foto capa