A Grande Muralha Verde: 8 mil Km de árvore para salvar a África

  • atualizado: 
Grande Muralha Verde África

Um projeto inteligente e sustentável conhecido como a Grande Muralha Verde (Great Green Wall) foi iniciado na África em 2007.

Esse maravilhoso projeto consiste no cultivo de uma extensa área verde na África. E uma vez concluído, a vegetação se estenderá por 8.000 km com a finalidade vital de ser fonte de alimentação e proporcionar um futuro melhor para os milhões de africanos que sofrem as consequências das alterações climáticas, devido ao aquecimento global

Grande Muralha Verde: um projeto humanitário, ecológico, pioneiro e épico!

A Grande Muralha Verde ao ser concluída, será a maior estrutura viva da Terra e uma nova Maravilha do Mundo.

Essa muralha verde se inicia na região do Sahel (Tunísia), na fronteira sul do deserto do Saara, um dos lugares mais pobres e áridos do planeta.

muralha verde mapa

O Sahel está entre as áreas que mais sofrem com o impacto devastador dos efeitos do aquecimento global afetando milhões de habitantes com a fome, a seca, disputa por recursos naturais e migração em massa para a Europa para fugir da miséria.

Outros países africanos como Senegal, no Ocidente africano e o Djibuti, no Oriente, também enfrentam essas dificuldades e estão se empenhando em reverter essa situação.

Veja neste vídeo da Globo Play News com os repórteres do Que mundo é esse? mostrando o Senegal e seguindo em uma longa viagem até os limites do deserto do Saara para conhecer a Grande Muralha Verde, uma ação de 11 países africanos para conter o avanço do deserto e resolver o problema da seca e fome nestes territórios.

Essa iniciativa africana tem apresentado progressos e mudanças significativas nessas regiões, aumentando as possibilidades para uma vida melhor com mais alimentos, empregos, saúde, natureza, estabilidade material e preservação ambiental.

A Muralha Verde se iniciou como uma ação pioneira da União Africana de criar paisagens verdes e tornar produtivo o solo africano, abrangendo territórios como o Norte da África, o Sahel e o Chifre.

Áreas abrangidas pela Grande Muralha Verde

Atualmente, a Grande Muralha Verde se expandiu e envolve mais de 20 países da região Sahelo-Saariana, que são: Argélia, Burkina Faso, Benin, Chade, Cabo Verde, Djibuti, Egito, Etiópia, Líbia, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Somália, Sudão, Gâmbia, Tunísia.

Como nasceu essa ideia?

A semente dessa ideia surgiu em 1952, durante uma expedição nessa área, na qual Richard St.Barbe Baker, propôs criar uma "barreira verde" para impedir o avanço do deserto.

A ideia dele foi relembrada em 2002 na cúpula de N'Djamena (Chade), por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca e em 2005 foi apresentada e aprovada pela Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados do Sahel e do Sahara, durante o Sétimo Período Ordinário de Sessões, realizado em Ouagadougou (Burkina Faso).

Muralha Verde, um empreendimento Green Economy

Esse empreendimento de economia verde, Green Economy, tem o objetivo de promover o desenvolvimento de comunidades autossustentáveis com atividades agrícolas, econômicas, com base no desenvolvimento ambiental.

O objetivo desse empreendimento é restaurar a produtividade das florestas e dar condições para os habitantes dessa região de enfrentarem os desafios das mudanças climáticas.

A Grande Muralha Verde está sendo formada pelo plantio de acácias, árvores que suportam regiões áridas, sendo resistentes à seca, pois, suas raízes acumulam água.

Essa grande ala verde se estenderá a 8.000 km de comprimento, 15 km de largura, a princípio visando arborizar 11 países africanos.

Atualmente, esse projeto concretizou 15% de sua meta, mas já está apresentando muitos benefícios nos países envolvidos.

Confira neste vídeo, da BBC News Brasil, a transformação positiva que está ocorrendo em um deses países: o Senegal.

No Senegal, foram plantadas árvores em cerca de 12 milhões de hectares de terra e em outros países africanos como Etiópia, 37 milhões de hectares de terra foram restauradas e na Nigéria, 5 milhões de hectares de áreas degradadas foram vitalizadas.

O site oficial do Great Green Wall sintetiza o objetivo desse empreendimento com a seguinte mensagem:

"A Grande Muralha Verde não é apenas para o Sahel.

É um símbolo global para a humanidade que supera sua maior ameaça, nosso ambiente em mudança.

Isso mostra que se nós podemos trabalhar com a natureza, mesmo em locais difíceis, como o Sahel, podemos superar a adversidade e construir um mundo melhor para as gerações futuras."

Essa iniciativa está transformando a vida de milhões de pessoas ao fornecer terras férteis, produção de alimentos, geração de empregos, inserção da mulher no campo de trabalho, prevenindo a emigração forçada e apaziguando conflitos locais por terras.

grande muralla verde mulherees

Uma ação com repercussão global

Este vídeo, da ONU Brasil, mostra a importância da repercussão positiva da Muralha Verde a nível global, pois a concretização dessa ação visa evitar que durante a próxima década, 50 milhões de pessoas sejam obrigadas a se deslocarem por causa da desertificação, resultante das mudanças climáticas e do esgotamento dos recursos naturais.

A "Ação contra a Desertificação" é uma iniciativa do Grupo de Estados da África, Caribe e Pacífico (ACP), sendo implementado com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), tendo a contribuição financeira da União Europeia.

A incrível a capacidade humana de se reinventar e regenerar!

Essa iniciativa mostra o que a vontade de superar um desafio, a determinação para alcançar um objetivo e a união das pessoas pode realizar, como por exemplo...

Tornar realidade a façanha de transformar um deserto em área verde!

Talvez te interesse ler também:

ONU PEDE POR MEDIDAS MAIS RÍGIDAS PARA EVITAR O AQUECIMENTO GLOBAL

HOMENS QUE REPLANTARAM O DESERTO, RECUPERANDO A FERTILIDADE DO SOLO

YACOUBA, O AGRICULTOR QUE SEMEOU O DESERTO, GANHA O NOBEL ALTERNATIVO. TODOS OS VENCEDORES

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!