Em vez de asfalto, painéis solares: França inaugura sua primeira estrada solar

  • atualizado: 
estrada solar França

Estradas fotovoltaicas na França já são uma realidade. Ségolène Royal, Ministro da Ecologia na França abriu a WattWay by Colas. Um Km coberto com painéis solares que irá satisfazer as necessidades energéticas de 3.400 pessoas, no centro de Tourouvre-au-Perche.

O cimento deu lugar a 2.800 metros quadrados de painéis fotovoltaicos que serão "passados” por cerca de 2.000 motoristas diariamente na RD5. Esta é a primeira estrada do mundo equipada com células fotovoltaicas.

Nos últimos meses, os painéis foram testados em quatro parques de estacionamento em toda a França. O fabricante é Colas e o projeto custou cerca de 5 milhões de euros. Em outros lugares, por exemplo nos EUA, essas soluções estão sendo testadas como a Sandpoint onde está em curso a experimentação da Solar Roadways, projeto possível graças ao crowdfunding.

Mas na França será a pequena Tourouvre-au-Perche a primeira a se beneficiar da energia limpa produzida.

O projeto se enquadra na lei sobre a transição energética que envolve iniciativas inovadoras e ambiciosas. A energia limpa gerada por este pedaço de estrada solar, será introduzida na rede. Espera-se uma produção anual de 280 MWh. A produção diária será variável, dependendo do tempo e das estações.

rua solar franca 1
foto: twitter

Em média, ela pode chegar a 767 kWh por dia, com picos de até 1.500 kWh no verão. Um painel de informações instalada perto da estrada (que também é alimentado por energia limpa) irá indicar seja a produção imediata que a produção total.

Para o diretor da Wattway, Jean-Charles Broizat, este projeto é um passo importante para o desenvolvimento de estradas solares:

"Estamos ainda em fase experimental. Construir um lugar de testes desta escala é uma grande oportunidade para a nossa inovação, pois nos permitiu de melhorar o nosso processo de instalação dos painéis fotovoltaicos, bem como a sua produção, a fim de continuar a otimizar nossa inovação".

Simplesmente um luxo! E no nosso país, sol não falta, em vez disso, a água que gera a energia hidráulica?

Especialmente indicado para você:

POR QUE DEVERÍAMOS ABOLIR AS USINAS HIDRELÉTRICAS?

ENERGIA SOLAR CHEGA AO XINGU

UMA PINTURA QUE TRANSFORMA O CALOR DISPERSO EM ELETRICIDADE