Roll-Array: um tapete que produz energia limpa


Desenrola-se como um tapete, pode ser facilmente transportado e é capaz de levar energia limpa para as áreas mais remotas do mundo. É o novo painel fotovoltaico Roll-Array, em busca de fundos na plataforma Crowdcube.

Renovagen é o nome da empresa que desenvolveu e patenteou este sistema portátil. Até 10 vezes mais potente do que as soluções existentes, o painel especial é muito fino e é projetado para ser usado em áreas de difícil acesso, como aquelas afetadas por desastres naturais, guerras, epidemias, etc.

Roll-Array pode alimentar um centro médico de 120 leitos eliminando a necessidade de geradores a diesel de grande porte. O “tapete” fornece 100 kW de potência permitindo a criação de verdadeiras centrais elétricas transportáveis. E tudo isso sem produzir um único grama de CO2.

foto

A montagem é muito simples e rápida porque o tapete fotovoltaico já vem equipado com todo o necessário para o seu funcionamento: dos cabos de alimentação aos módulos fotovoltaicos.

foto

A tecnologia não é apenas de instalação rápida, mas também garante uma redução de custos de combustível e quantidade de emissões para o seu transporte. Os tapetes solares não necessitam de veículos especiais, podem ser transportados por um veículo 4 × 4 ligado a um reboque pequeno e cabe em um container padrão.

De acordo a Renovagen, um parque solar normal exige 22 horas de instalação, enquanto estes tapetes se desenrolam em apenas 2 minutos. Eles também são equipados com baterias e inverter de forma a garantir energia mesmo nas horas em que o sol não esteja presente.

Fantástico.

Talvez te interesse ler também:

PRIMEIRA USINA SOLAR FLUTUANTE DO MUNDO É BRASILEIRA!

CRECHE SOLAR EM FLORIANÓPOLIS

ENERGIA: E SE O GOVERNO FINANCIASSE A INSTALAÇÃO DE PANEIS FOTOVOLTAICOS EM CASA?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...