Pernambuco inaugura dessalinizador de água movido a energia solar


No meio da seca do agreste pernambucano o povo já pode ter água. Muitos poços foram abertos, uns bastante profundos que requerem de eletricidade para as bombas de água, outros mais acessíveis, porém com água salobra tornando difícil e pouco saudável seu uso. A solução técnica veio ao encontro da necessidade e foi inaugurado no último 11 de maio, o primeiro dessalinizador solar coletivo, em Riacho das Almas, município do Agreste Central de Pernambuco.

O equipamento foi instalado no distrito de Camorim e servirá a 60 famílias, que retirarão sua quota, 20 lt/dia/família, no chafariz eletrônico. Assim, a região e entorno terão água apropriada para o consumo humano, que é retirada de poços tubulares profundos.

A operação de tratamento da água é totalmente automática, o dessalinizador não utiliza baterias pois, com a ajuda de placas fotovoltaicas, capta energia solar. Serão beneficiados 600 litros por hora. O sistema dispõe ainda de dois reservatórios de 5.000 litros cada, um para armazenagem da água captada e outro, para estocagem da água já tratada.

A água residual do processo de tratamento será usada para a produção de pescado já que, o teor de sais, é adequado para a produção de tilápias. Esta ação pertence a projeto ideado em parceria pela SDEC e a Prefeitura Municipal, para o qual serão escavados tanques cobertos, em áreas próximas, para o recebimento dos peixes. Também está prevista a instalação de uma pequena unidade de beneficiamento de pescado.

Sistema Pioneiro

dessalinizador solar de Riacho das Almas faz parte de um sistema de 201 dessalinizadores instalados pela Secretaria Executiva de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), sistema pioneiro na América Latina.

São equipamentos estratégicos para o atendimento das necessidades hídricas do meio rural, para atenderem à demanda de água potável em áreas carentes de energia elétrica. Também resultam em impacto econômico positivo devido a redução do uso de carros pipas que antes abasteciam essas comunidades assim como, em melhores condições de saúde pública pela melhora da qualidade da água ingerida pela população.

Leia também: 

Crise hídrica: dessalinizar a água do Rio de Janeiro

Empresa transforma água do mar em potável

Fonte foto: pe.gov.br




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...