Tarântula-golias: um encontro de perto com a maior aranha do mundo

Tarântula-golias

Aqui está um animal que vai provocar arrepios naqueles que têm medo de aranhas, a fobia específica mais comum do mundo. A Theraphosa Blondi, aranha-golias-comedora-de-pássaros, também conhecida como aranha-golias ou tarântula-golias, é a maior aranha do mundo, de acordo com o Guinness World Records, com uma pata que pode chegar a 30 centímetros, ou seja, o tamanho do antebraço de uma criança, e o corpo do tamanho de "um grande punho."

São as palavras do cientista Piotr Naskrecki, que se deparou de frente com a criatura colossal durante um passeio noturno por uma floresta tropical da Guiana:

"Eu ouvi o sussurro de um animal que andava. Podia ouvir claramente suas patas caminharem no chão sobre folhas duras e secas, amassando-as com o seu peso. Liguei a lanterna e apontei a luz para a origem do som, com a expectativa de ver um pequeno mamífero, um gambá, um rato talvez, e num primeiro momento foi isso precisamente que eu pensei em ver: um grande animal peludo do tamanho de um roedor. Mas eu estava errado, diz o especialista em seu blog. Não é difícil imaginar o choque que se leva quando se considera que a tarântula-golias pode pesar até 170 gramas. O macho pode medir até 20 cm e a fêmea, 30. O seu tamanho faz entender os sons que o animal produz ao caminhar, parecido com os dos cascos de um cavalo".

theraphosa

Além disso, a espécie é uma das que possuem órgãos estriduladores, o que lhe permite de fazer um barulho chiado quando ameaçada; é venenosa, mas seu veneno não é letal para o homem. A dor causada pela picada é comparável à da picada de uma vespa ou de um prego que fura a mão, embora possa variar de acordo com a pessoa afetada. É também uma espécie muito agressiva e territorial.

"Esta espécie é uma das jóias da biodiversidade, embora esteja longe de ser o maior membro do subfilo Chelicerata - essa honra pertence aos caranguejos-ferradura - aranhas-golias são realmente enormes para um artrópode do solo", conclui Naskrecki.

theraphosa

Leia também:

setaA NOVA ESPÉCIE DE CARACOL QUE SE TORNOU BANDEIRA DO DIREITO AO CASAMENTO GAY

setaVOCÊ SABE QUAIS SÃO OS ANIMAIS BRASILEIROS EM EXTINÇÃO?

setaDESCOBERTAS MAIS DUAS ARANHAS MAIS BELAS DO MUNDO

Fonte fotos: thesmallermajority.com