Rede global para salvar insetos polinizadores. Mais de 1 milhão de participantes!


Insetos polinizadores como as abelhas, são de vital importância para a preservação da vida em nosso planeta. Sem eles a polinização e as plantas deixam de existir. Não havendo plantas, se exinguem todos os seres vivos no planeta! É hora de agir e as pessoas, felizmente, estão acordando para essa realidade.

Neste momento está ocorrendo uma campanha mundial envolvendo milhares de jardineiros e agricultores, para salvar os insetos polinizadores.

Esta mobilização é a campanha Million Pollinator Garden Challenge – MPGC (o desafio de milhões de jardins polinizadores).

Esta comunidade ecológica foi iniciada em 2015 pela National Pollinator Garden Network – NPGN, com a finalidade de salvar os insetos polinizadores responsáveis por cerca de um terço de toda a comida que consumimos.

Desde então, mais de 1 milhão de vegetação polinizadora foi plantada!

Esta vegetação foi criada através dessa rede de jardineiros e agricultores e abrange mais de 5 milhões de acres, constituindo habitat para que as abelhas, borboletas e outros polinizadores possam viver e continuar polinizando.

Aqueles que quiserem fazer parte dessa comunidade ecológica, pode entrar no site dessa grande rede, seguir as orientações e contribuir plantando vegetação para os polinizadores.

Para o plantio e cultivo dessa vegetação apropriada para os insetos polinizadores são necessários espaços abertos, arejados, iluminados pelo Sol, que recebam irrigação frequente e sejam cultivados sem o uso pesticidas.

Muitos centros e associações de jardinagem têm cooperado para este projeto, oferecendo plantas e aulas para os jardineiros.

Cada um de nós pode contribuir com essa campanha para ajudar a salvar os polinizadores: basta plantar e cultivar vegetação que serve como alimento para eles.

Ao ajudar estes insetos, estamos ajudando também à nós e a todos os outros seres vivos.

Collin O’Mara, CEO da National Wildlife Federation, organização parceira deste projeto confirma isso dizendo:

“Juntos, por meio da conservação colaborativa, estamos restaurando populações de polinizadores que fornecem a base de nossos ecossistemas e nosso suprimento de alimentos.

Quando salvamos a vida selvagem, nos salvamos”

Apesar dos seres polinizadores serem tão importantes para a vida no planeta, as ações humanas ao longo de décadas contribuíram para a diminuição e, em algumas regiões, até para desaparecimento deles.

Essa campanha tem o objetivo de reverter essa situação pois, quanto mais plantas e árvores com flores, mais fontes de néctar e de pólen para as abelhas e outros seres polinizadores.

Aumentar o número de jardins e paisagens para os polinizadores beneficiará a vida de abelhas, borboletas, pássaros, morcegos e outros polinizadores em todo o mundo!

Saiba como você pode ajudar

Para somar à esta campanha você pode seguir as seguintes etapas:

Crie um jardim para os seres polinizadores, seja em espaço pequeno ou maior, não importa, o importante é que ofereça plantas que eles apreciam.

Pesquise e cultive plantas adequadas aos polinizadores de sua região, forneça o que eles necessitam para viver: locais de nidificação (formação de ninhos, no caso dos pássaros polinizadores), pólen e néctar.

Os parceiros da NPGN distribuem materiais de jardinagem, doam sementes entregues através de correspondências e dão dicas para ajudar a criar hortas e jardins que beneficiem os polinizadores.

Registre seu jardim no site da campanha, adicionando uma foto dele ao mapa da MPGC. Cuide bem de seu jardim, sem uso de pesticidas, fornecendo um habitat saudável para polinizadores e outros seres vivos.

Outra forma de ajudar esta campanha é divulgá-la para que mais e mais pessoas façam parte.

Compartilhe publicações como esta e mostre como está sendo feita esta mobilização. Adicione a hashtag #polliNATION.

Faça parte, também, dessa campanha e comunidade, plantado e vitalizando nossa planeta, aumentado as áreas verdes e os seres polinizadores!

Talvez te interesse ler também:

SE VOCÊ VIR TAL CENA, NÃO TENHA MEDO! SÃO ABELHAS VIAJANDO, DEIXE-AS EM PAZ

QUAIS SÃO AS PLANTAS QUE ATRAEM BORBOLETAS?

COMO ATRAIR PÁSSAROS PARA A SUA CASA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...