Projeto de Lei contra o uso de penas e plumas em fantasias. APOIAMOS

  • atualizado: 
penas-de-pavão

Uma ótima notícia para aqueles que amam e defendem os animais: o Projeto de Lei 1097/2019, apresentado em 25/02/2019 na Câmara dos Deputados pelo deputado federal Célio Studart (PV-CE), tem o objetivo de proibir, em todo o território nacional, a utilização de penas e plumas de origem animal para a produção de fantasias e alegorias, incluindo as carnavalescas.

Se esse projeto for aprovado, as agremiações carnavalescas terão que utilizar materiais sintéticos, de produção exclusivamente industrial, sem o uso de pelos e plumas de origem animal, sendo que o Poder Público terá que incentivar essa substituição.

Segundo esse PL, a infração incidirá em multas de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), a serem aplicadas de forma progressiva em caso de reincidência.

À ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais), o deputado Célio dá o exemplo de São Paulo, que por meio da Lei 16.803/18 tornou viável a proibição da comercialização de qualquer produto que utilize penas e plumas de aves e, fala sobre a importância da proibição do uso de penas e plumas a nível nacional:

"O fato de os animais serem sencientes faz com que não se possa mais aceitar, em pleno século XXI, que se utilizem partes de seu corpo apenas para fins de fazer adereços de fantasias. Ainda mais quando existem opções sintéticas, de produção exclusivamente industrial, sem utilizar animais, o que pode evitar com que os animais sejam submetidos a essa crueldade."

Em sua página do Facebook, o deputado pede:

Confira a íntegra da proposta clicando AQUI e veja o Projeto de Lei e suas implicações, de forma completa.

No momento atual o status desse Projeto de Lei, na Câmera dos Deputados é: aguardando Despacho do Presidente da Câmara dos Deputados.

Chega de crueldade

Vale, aproveitar essa boa notícia para lembrar que em 2016, foi feita uma mobilização, de iniciativa popular, através de uma petição para que os carnavalescos das escolas de samba parassem com o uso de penas e plumas de aves nas fantasias.

Esta petição teve o apoio de 224.008 pessoas, mas, infelizmente, a crueldade continua, por isso, esse Projeto de Lei é a oportunidade de mudar essa triste realidade.

Como cidadãos podemos apoiar essa proposta, enviando mensagens para que os deputados aprovem esse Projeto de Lei e, também, divulgando nos meios de comunicação o nosso apoio e a importância dessa Lei, que tem a finalidade de acabar com o sofrimento e exploração de milhares de aves, cujas penas e plumas são arrancadas para virarem decoração de fantasias e alegorias no Carnaval.

Vamos nos unir apoiando:

#aprovalei1097/2019

#pelofimdousodepenaseplumasdeavesnoCarnaval

#porumCarnavalsemcrueldadeanimal!

Talvez te interesse ler também:

FANTASIA COM 4.000 PENAS DE FAISÃO E PREÇO DE UM CARRO POPULAR: OSTENTAÇÃO DE DOR E SOFRIMENTO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!