Um shopping abandonado que se transformou em um lago de peixes

shopping abandonado que se transformou em um lago de peixes

A poucos quarteirões de distância de Khao San Road, em Bangkok, há sede o New World Mall, um shopping center abandonado, que se transformou em lar para milhares de peixes. Um exemplo de como a natureza é capaz de se adaptar e inovar, mesmo na mais difícil e surpreendente das condições.

O shopping foi fechado em 1997 por causa de irregularidades graves em conformidade com os regulamentos de construção (parece que foram construídos sete andares a mais do que o projeto original), em 1999, o edifício ficou sem a cobertura por causa de um incêndio devastador.

Lentamente, a água da chuva foi enchendo o prédio abandonado, criando o habitat propício para a proliferação de pernilongos. Os habitantes da área, exaustos com a situação, e na tentativa de se livrarem dos insetos, introduziram na "piscina natural" tilápias, um peixe de água doce que se alimenta de insetos e principalmente de pernilongos.

Com o tempo, os peixes foram se multiplicando, criando um ecossistema urbano único, colonizando os pisos inferiores do shopping, nadando ao redor das escadas rolantes enferrujadas e invadindo cada um dos 5.000 metros quadrados de extensão.

Ao redor do antigo shopping criou-se um verdadeiro mercado que vende comida para os turistas darem aos peixes , embora seja proibido dar-lhes comida, para a tutela da colônia aquática.

Então, se por acaso você for para a Tailândia, você pode dar uma passada naquela área para visitar este lago urbano incomum e se maravilhar com a forma de como a natureza consegue sempre encontrar o seu próprio espaço.