Algas no lugar do plástico: uma ideia que pode o salvar o Planeta

  • atualizado: 
Maartje Dros

As algas nos salvarão do plástico... uma utopia? Não, um projeto que há alguns anos vem realizando dois designers holandeses que desenvolveram um bioplástico de baixo impacto ambiental que poderia substituir o plástico sintético.

Eric Klarenbeek e Maartje Dros criaram uma cadeia produtiva muito especial: eles cultivam algas, coletam, secam e as transformam em um material que pode ser usado em impressoras 3D para criar objetos de plástico.

De acordo com os projetistas, o polímero de algas poderia no futuro substituir completamente o plástico, e sabemos que benefícios que isso traria para os nossos mares, hoje completamente invadidos por resíduos plásticos. Mas não só os mares se beneficiariam, o ar e o solo também, ou seja, a vida, o ecossistema como um todo.

Os dois designers já fornecem pratos criados com algas nos restaurantes de suas cidades, Zaandam e, graças à rede deles 3DBakery, juntamente com outros designers, estão cada vez mais sensibilizando as empresas para comprarem produtos sustentáveis. O objetivo final é criar uma rede local de impressoras 3D de biopolímero, para que se possa encontrar pratos, copos e muito mais em casa e tornar os custos acessíveis para todos. 

alga plastico 2

"Nossa idéia é que no futuro haverá uma loja em todos os cantos da cidade onde produtos sustentáveis ​​possam ser criados. Você não terá que ir a áreas industriais remotas para comprar móveis e produtos", disse Klarenbeek.

Com as algas, o consumo de combustíveis fósseis não renováveis, que emitem dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, seria reduzido.

"Em todo o mundo, grandes quantidades de combustíveis fósseis foram extraídas nas últimas décadas, e muito dióxido de carbono fora liberado na atmosfera com consequências desastrosas. Por isso é importante agir imediatamente", explicam os designers.

alga plastico 3

alga plastico 4

As algas absorvem dióxido de carbono durante o processo de fotossíntese e os materiais feitos com este material podem ser biodegradáveis. Além disso, não seria mais necessário usar petróleo para a produção de plástico, e talvez se chegasse a uma cadeia produtiva muito mais simples, com poucos intermediários, ou sejam de menor pegada ambiental.

alga plastico 5

"As algas são interessantes para a produção de biomassa porque podem filtrar rapidamente o CO2 do mar e da atmosfera", dizem os designers.

Em suma, uma boa revolução!

Talvez te interesse ler também:

OS SNEAKERS REEBOK 100% VEGETAIS E COMPOSTÁVEIS DE MILHO E ALGODÃO ORGÂNICO

SURFE SUSTENTÁVEL: EIS A PRIMEIRA PRANCHA FEITA DE ALGAS

ALGAS: COMBUSTÍVEIS DO FUTURO?

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!