Uma Técnica Pioneira no Brasil para Recuperação de Rios

  • atualizado: 
rio no Espírito Santo

A técnica de recuperação é simples e lógica - busca recriar as curvas do rio fincando troncos de eucalipto em alguns lugares escolhidos. Este é o projeto ReNaturalize, da APLYSIA Soluções Ambientais - um grupo inglês que está aplicando essa técnica pioneira no Brasil.

E esta técnica fez um rio do Espírito Santo renascer. Trata-se do Rio Mangaraí, afluente da margem direita do Rio Santa Maria, em Santa Leopoldina, região serrana do estado capixaba. É do Rio Mangaraí que é captada a água para o abastecimento da Grande Vitória portanto, todo o interesse da sua recuperação, para além de ambiental, é como fonte produtora de água boa.

No projeto estão engajadas as comunidades do entorno - quilombola e ribeirinha - que participam ativamente na recuperação do seu rio, a companhia de saneamento de água e instituições de pesquisa.

Troncos de eucalipto é a barreira escolhida pois essa madeira, de fácil produção, é bastante resistente ao uso submerso.

Um trecho de 200 metros do Rio Mangaraí já está com as barreiras que refazem as curvas naturais do rio - este procedimento reduz a velocidade das águas, reestabelece as zonas naturais de acúmulo orgânico, possibilita a recuperação da fauna aquática e melhora a qualidade das águas reduzindo os desbarrancamentos de margens e assoreamento.

Esta é a mesma tecnologia que, no passado, foi usada, em parte e com muito sucesso, para a recuperação dos afluentes do Rio Tâmisa, em Londres e que agora está sendo testada e adaptada à realidade ambiental e climática brasileira. Leia mais sobre o projeto ReNaturalize aqui).

aplysia 2

aplysia 3

Veja os vídeos de diversas fases do projeto:


Reportagem completa em vídeo, aqui.

Não é demais? O que falta então para começarmos a recuperar muitos de nossos rios e ver para ver vida neles renascer?

Especialmente indicado para você:

COMO INICIAR A TRANSPOSIÇÃO DE UM RIO EM CINCO PASSOS

RIO SÃO FRANCISCO - A EXTINÇÃO DA CAATINGA (ESTUDO)

O RIO TAPAJÓS ESTÁ MORRENDO

BIOMATRIX: COMO DESPOLUIR UM RIO GASTANDO POUCO

ESTUDO REVELA COMO AS CIDADES CUIDAM DE SEUS RIOS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!