Menos lixo e poluição: capital da Índia proíbe uso de plástico descartável


Uma ótima notícia vem do outro lado do mundo! A Índia acaba de proibir o uso de qualquer tipo de plástico descartável em Nova Déli, capital do país.

Depois da França abolir o uso de plástico descartável, chegou a vez da Índia. A justiça indiana aprovou uma lei que proíbe copos, talheres, pratos e qualquer outro produto feito de plástico em Nova Déli como forma de minimizar a quantidade de plástico que o país descarta no meio ambiente, já que se estima que cerca de 60% do lixo plástico presente dos oceanos é proveniente da Índia.

Calcula-se que 5,25 trilhões de partículas de plástico estejam boiando, agora, nos oceanos, segundo O Globo. Ou seja, a participação da Índia nesse montante é muito grande.

Poluição na Índia

A lei, que atinge o Território Nacional da Capital, foi aprovada porque houve muitas críticas acerca de incêndios ilegais de plástico em lixões a céu aberto, que estariam provocando a poluição do ar – que já é alarmante na Índia.

O decreto, que entrou em vigor este mês, diz que esses locais onde estavam sendo realizados os incêndios provocam desordem para o meio ambiente e para a saúde das pessoas que vivem na capital do país.

O documento, de acordo com o India Times, afirma, ainda, que a compensação ambiental será imposta aos vendedores de vegetais e matadouros que jogarem lixo em locais públicos.

Embora não abranja todo o país, pode-se considerar essa lei uma pequeno avanço para dirimir problemas de saúde pública para a população indiana e e para as pessoas de todo o planeta, como consequência.

O lixo plástico nos mares é um tema preocupante para todo mundo e para a vida marinha.

Especialmente indicado para você:

PLÁSTICO NO MAR – FOTOS IMPRESSIONANTES DA POLUIÇÃO PLÁSTICA NAS PRAIAS DE HONG KONG

10 DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA

PLÁSTICO ASSASSINO: MAIS DE 90% DAS AVES MARINHAS COMEM ESTE LIXO

SEU SAL MARINHO TEM PLÁSTICO, SABIA?




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...