Servida de veneno! 31 novos agrotóxicos acabam de ser liberados


Mais veneno na nossa mesa!

A farra dos agrotóxicos, iniciada este ano, parece mesmo estar longe do fim. Não bastassem as liberações já feitas pelo governo federal durante esses cinco meses de 2019, ontem (21), no Diário Oficial da União, na Seção 1, Página 12, foi publicada mais uma lista com trinta e uma novas autorizações de agrotóxicos para serem comercializados e usados no país.

Extremamente tóxicos

Desses 31 produtos, oito deles são classificados como “extremamente tóxicos”, cinco como “altamente tóxicos“, treze como “medianamente tóxicos” e cinco como “pouco tóxicos”. Vinte e nove deles são matérias-primas utilizadas em produtos formulados, aqueles que chegam para o produtor rural.

Este ano, mais de 150 agrotóxicos já foram liberados. Em 2018 foram 106 e, em 2017, 74. Essa corrida para a liberação de agrotóxicos no Brasil tem levado o governo de Jair Bolsonaro a receber inúmeras críticas, bem como a ministra responsável pelas liberações, Tereza Cristina, que fora deputada federal representante da chamada bancada do agronegócio. Foi ela a presidente da comissão especial que analisou o Projeto de Lei 6299/02, conhecido como o PL do Veneno.

Um dos argumentos da ministra para liberar tantos agrotóxicos no Brasil é que os órgãos responsáveis devem adotar procedimentos céleres para desburocratizar a análise. Entretanto, uma das razões para que haja essa burocracia é justamente a avaliação de riscos para a saúde humana e o meio ambiente, tanto que são necessários pareceres de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para a autorizar a liberação.

O site do Congresso em Foco, que noticiou essas novas liberações, também disponibilizou a lista dos 31 produtos autorizados. Confira-a AQUI.

Talvez te interesse ler também:

VENENO NA ÁGUA: COQUETEL DE AGROTÓXICO NA TORNEIRA DE 1 EM CADA 4 CIDADES DO BRASIL

SOMENTE NOS ÚLTIMOS 3 MESES, AGROTÓXICOS MATARAM CERCA DE 500 MILHÕES DE ABELHAS NO BRASIL

GLIFOSATO NA CERVEJA E NO VINHO, O CANCERÍGENO PESTICIDA DA ROUNDUP EM TODO LUGAR




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...