Marcha Contra a Monsanto: o mundo diz mais uma vez NÃO ao OGM e ao glifosato

marcha-monsanto

No dia 21 de maio de 2016 pelo terceiro ano consecutivo se fará a marcha pelo Dia Mundial contra a Monsanto promovida pela March Against Monsanto. Esperamos que como nas edições anteriores, nas principais cidades ao redor do mundo, se proteste contra a multinacional do OGM e do glifosato.

Este ano o evento será talvez ainda mais importante uma vez que a OMS, através do IARC, classificou o glifosato como produto provavelmente cancerígeno para os seres humanos. Já a EFSA emitiu um parecer positivo ao glifosato, mas a questão ainda está para ser esclarecida embora a Comissão Europeia tenha renovado a sua autorização para a venda e o uso de herbicidas à base de glifosato no território da União Europeia para os próximos 15 anos.

Entre os testemunhos mais comoventes sobre os danos causados ​​pelo cultivo de OGMs e pelo uso de pesticidas e herbicidas perigosos para a saúde na agricultura, encontramos a fotorreportagem Pablo Ernesto Piovano mostrando as condições de vida desesperadas de agricultores e de suas famílias na Argentina, onde doenças graves e malformações em adultos crianças são, infelizmente, cada vez mais comuns.

A produção de herbicida à base de glifosato é uma realidade que afeta o mundo inteiro e o Dia Mundial contra a Monsanto não é apenas contra a mais conhecida das multinacionais fabricantes de agrotóxicos e de organismos geneticamente modificados, cujo principal produto é o herbicida RoundUp, mas também contra outras empresas que também são fontes de preocupação para o futuro da agricultura e da nossa saúde: Bayer, Syngenta, Cargill, a BASF e DuPont, que juntas são apelidadas de “as companhias dos venenos".

Você pode promover a marcha na sua cidade clicando aqui para se inserir e criar um novo evento. No Brasil está marcado apenas uma marcha, no Rio de Janeiro promovido por Ann Hellemans do Organicamente.

Clique aqui para seguir a página da marcha no Facebook e aqui para assinar uma petição contra a Monsanto.

Leia também:

seta5 DICAS PARA ELIMINAR O AGROTÓXICO DAS FRUTAS E VERDURAS

setaAGROTÓXICO NO BRASIL SE CHAMA AGORA PRODUTO FITOSSANITÁRIO!!!

setaBANANA TEM MUITO AGROTÓXICO?