Dia Mundial do Doador de Sangue 2016 - “Obrigado por salvar minha vida”

dia-mundial-doar-sangue-2016

14 de junho é o dia consagrado ao doador de sangue - no mundo todo se comemora, se relembra, se saúda àqueles que, voluntariamente, doam seu sangue para os hemocentros, públicos e privados. Esta é uma ação de solidariedade fundamental para salvar vidas. Doe você também!

 Neste ano, 2016, a OMS definiu o lema da campanha como:

“Obrigado por salvar minha vida”.

E o slogan:

“Doe voluntariamente, doe frequentemente. Doar sangue é importante”.

Com essas duas frases, muito significativas e sensibilizadoras, a campanha visa resgatar histórias de pessoas cujas vidas foram salvas pela doação de sangue. A motivação constante da população para que exerça, com a frequência possível, este ato de solidariedade humana, é uma necessidade permanente dos bancos de sangue em todo o mundo. Pessoas saudáveis podem doar (veja na figura abaixo as condições e limites) e esse sangue salvará vidas, até a sua.

.

“No Brasil, a doação de sangue é feita nos serviços de hemoterapia públicos e privados. Os serviços de hemoterapia públicos são responsáveis por 64 % da coleta de sangue no Brasil, seguidos dos serviços credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que respondem por 29 % e dos serviços exclusivamente privados que contribuem com 7%”, diz o Ministério da Saúde.

O 14 de Junho foi escolhido, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, em homenagem ao dia de nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868), imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e algumas das diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Quem pode doar sangue? Confira!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), podem todas as pessoas saudáveis que se enquadrem nas condições abaixo:

  • Homem ou mulher;
    Entre 16 e 68 anos;
    Ter acima de 50 quilos;
    Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;
    Estar bem alimentado e descansado;
    Esperar entre 90 e 180 dias após o parto para mulheres grávidas;
    Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar;
    Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar sangue. Os homens devem esperar 60 dias até uma nova doação.

PROCURE O HEMOCENTRO MAIS PRÓXIMO E DOE SANGUE VOCÊ TAMBÉM!

Leia também:

O QUE O SEU TIPO DE SANGUE DIZ SOBRE VOCÊ?

EXERCÍCIO FÍSICO: SE EXTREMO PODE ENVENENAR O SANGUE

MENOS INDIFERENÇA E MAIS SOLIDARIEDADE, AFINAL, SÓ EXISTE UMA RAÇA

Fonte: MS-Brasil