Sálvia branca: benefícios, usos medicinais e espirituais


Salvia apiana, a sálvia branca, sálvia de abelha ou sálvia sagrada é um arbusto perene que é nativo do sudoeste dos Estados Unidos e noroeste do México, encontrado principalmente no sul da Califórnia.

A sálvia branca é diferente da sálvia comum.

Ambas são muito eficazes, sendo a sálvia branca especialmente usada para defumação e a sálvia comum usada como tempero e remédio natural (ambas podem ser usadas na forma de chá), embora também possa ser queimada (ou na forma de incenso).

De fato, seu nome latino, sage, significa salvar, o que a torna a planta que salva.

A famosa sálvia branca tem o nome científico Salvia apiana, que significa abelha, pois suas folhas atraem estes insetos polinizadores.

Planta sagrada ainda muito utilizada na fitoterapia, a sálvia branca atravessou a história, povos e continentes, tanto como erva medicinal quanto como condimento alimentar.

Enquanto os gregos e romanos o usavam para promover a digestão, na China aliviava a febre e limpava as vias aéreas, enquanto no Egito era servido em chá de ervas ou infusão para evitar a infertilidade.

Para os índios era sagrada, para os árabes considerada a planta da imortalidade.

A sálvia branca e a salva comum são duas variantes de uma planta que parece ter poderes mágicos.

Sálvia branca: uma planta poderosa

A sálvia branca é cheia de poderes: uma planta usada há vários séculos pelos povos indígenas norte-americanas pelo seu extraordinário poder de limpeza energética, de atrair a cura e a proteção.

Os índios usavam a sálvia branca, considerada sagrada, para:

  • afastar os maus espíritos;
  • as energias negativas;
  • para atrair a saúde;
  • a prosperidade;
  • e a proteção.

Benefícios, usos medicinais e espirituais da sálvia branca

Como os povos nativos acreditam que cada planta possui uma centelha do espírito de “Criador”, acreditam que a sálvia branca tem um “espírito” dedicado a atrair proteção, bênçãos e clareza mental (por isso é muito conhecida pelos praticantes de meditação).

Em alguns rituais, atiravam um ramo de sálvia branca para purificar o próprio fogo.

É muito o incenso natural de sálvia branca para purificar o ambiente.

Entre as cerca de 900 espécies de sálvia existentes no mundo, a sálvia branca é hoje uma das mais procuradas e utilizadas.

Rica em óleo essencial, é a variedade mais aromática.

A sálvia branca contém terpenos, moléculas com fragrâncias agradáveis ​​e propriedades antissépticas e antibacterianas.

Esta planta está na composição de muitos tratamentos médicos voltados para o sistema nervoso e o sistema digestivo.

Também contém hormônios vegetais naturais, o que explica seu uso na ginecologia, para aliviar cólicas fortes, por exemplo.

Além disso, contém eucaliptol, um componente muito eficaz para limpar os brônquios e aliviar dores de garganta e resfriados.

O lado sombrio

Pessoas de todo o mundo querem obter a sálvia branca. Claro! Por causa de seus poderes mágicos. Assim, hoje essa planta é a queridinha dos esotéricos.

No entanto, além da apropriação da cultura nativa, a maioria das pessoas que a compra desconhece que a planta sagrada e a comunidade nativa estão pagando um alto preço por ela.

David Bryant, Diretor de Educação e Engajamento da California Native Plant Society (CNPS), faz um alerta:

“Aquele pacote de sálvia que você está queimando em seu apartamento para se livrar das más vibrações, essa sálvia foi removida de um lugar que fazia parte da família de alguém, comunidade por milhares de gerações”.

O CNPS estima que a grande maioria dos produtos de sálvia branca no mercado são tirados de seu habitat natural.

Sendo assim, foi lançada a “Brightening the world“, uma campanha liderada por indígenas, além de uma pesquisa elaborada por Rose Ramirez e Deborah Salles. Elas documentaram os usos de plantas nativas, desde suas propriedades medicinais até seu significado cultural.

O objetivo das iniciativas é comunicar o profundo impacto que a coleta furtiva teve e ainda tem nas comunidades indígenas.

A campanha, inclui um documentário que mostra às pessoas como “boicotar” produtos silvestres que são promovidos como sustentáveis, mas não são comprovados.

Ramirez afirma:

“Queremos garantir que qualquer tipo de proteção para plantas como a sálvia branca não interfira nos direitos dos nativos”.

Ramirez e a nova geração continuam o trabalho dos povos que vieram antes deles para proteger uma planta ancestral dos povos nativos.

O misticismo que desperta e o legado espiritual milenar que transmite tornaram a sálvia uma aliada do “bem-estar” nos dias de hoje.

Como fazer uso consciente da sálvia branca

Veja como você pode ajudar a impedir a colheita ilegal da sálvia branca no sul da Califórnia

1. Verifique a fonte e compre somente de fornecedores que informem exatamente por quem e onde a sálvia foi cultivada, Boicote produtos que não disponham dessas informações.

2. Compre dos pequenos produtores de sálvia branca. Seus números são poucos, mas crescentes.

3. Não compre, plante.  Você pode cultivar sálvia em vasos. Lembre-se de que o maior assassino da sálvia branca é o excesso de água. Mudas e sementes podem ser encontradas em viveiros especializados e na internet.

4. Use com moderação.  Você não precisa de um grande ramo de folhas de sálvia para purificar o ambiente.

E você, já tinha ouvido falar da sálvia branca?

Talvez te interesse ler também:

Sálvia: saiba como cultivar a planta mais amada das mulheres

Banhos de ervas: terapêuticos e práticos para o dia a dia

A receita do elixir de alecrim e sálvia: contra estresse e perda de memória




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...