Catuaba – conhece? Vamos falar da planta, e claro, da bebida


Catuaba é planta, nativa, com propriedades medicinais reconhecidas pelos povos indígenas – aliás, com esse nome se denominam algumas das plantas medicinais que conhecemos. Catuaba também é uma bebida, nacional, antiga, na qual a planta entra, mas não só. Catuaba é bom?

Depende! Se você está falando de “encher a cara com catuaba”, a nova moda “cult” classe média então te direi que não, não é bom.

Catuaba, a bebida

catuaba selvagem

Fonte foto: comendocomosolhos.com

Catuaba, Fogo Selvagem, Taimbé, Virtude, nomes e imagens alusivos a um suposto efeito afrodisíaco da bebida, também atribuído à planta, são algumas das marcas que se podem encontrar por aí.

Em geral, as bebidas comerciais de catuaba são cocteis de plantas diversas, vinho, aguardente, e plantas (catuaba, guaraná e marapuama) que possuem propriedades tônicas e estimulantes do sistema nervoso.

Segundo a propaganda, esta bebida é preparada com ramos, casca da raiz e folhas das plantas em veículo alcoólico que pode atingir até os 17%, quer dizer, uma bebida doce, bastante forte e que, se fosse uma garrafada curativa, seria usada em doses medidas (1 cálice ou 2, ao dia). Não é o caso!

Mas, veja bem, a bebida comercial não é uma garrafada curativa.

Catuaba, que planta é esta?

Conhece-se como catuaba algumas espécies bem diversas da flora nativa: Erythroxylum catuaba ou E. vacciniifolium, Margaritaria nobilis, Ilex conocarpa, Eriotheca candolleana, Anemopaegma glaucum, A. arvense e, a mais estudada Anemopaegma mirandum.

As catuabas são medicinais, de uma maneira ou de outra mas, aqui vamos falar somente do uso da Anemopaegma mirandum. É importante se diferenciar e saber bem para que servem umas e outras.

O nome “catuaba” é de origem indígena e quer dizer: caá = planta, folha, mato + tuã = taludo + ibá = árvore, por conta de suas propriedades curativas bem conhecidas.

O efeito medicinal esperado das catuabas

O uso de garrafadas estimulantes (preparadas com plantas como a catuaba, guaraná e marapuama) tem, a longo prazo, o efeito potencializador da libido e, com ação vasodilatadora, também aumenta a capacidade de ereção peniana e clitoriana o que funciona como afrodisíaco.

Também é esse o uso que esperam aqueles que tomam a bebida comercial mas, preciso lhes dizer de que o efeito é o mesmo de qualquer bebida doce e de alto teor de álcool, uma bebedeira e, no dia seguinte, uma valente ressaca.

As propriedades medicinais da catuaba (Anemopaegma mirantum)

Esta planta tem as seguintes propriedades medicinais:

  • é ansiolítica,
  • afrodisíaca,
  • antisifilítica,
  • digestiva,
  • diurética,
  • tônica estimulante do sistema nervoso,
  • expectorante e
  • vasodilatadora.

A Anemopaegma mirandum tem também ação protetora contra citotoxicidade e induz a apoptose de neuroblastomas, razão pela qual é mais estudada do que as outras espécies também conhecidas como catuaba.

Seu uso na medicina popular é indicado para os seguintes problemas:

  • doenças do sistema nervoso: ansiedade, insônia, neurastenia
  • esgotamento (físico e psíquico), falta de memória
  • frigidez, impotência secual
  • paralisia parcial

Para o preparo dos medicamentos com catuaba são usadas folhas, raiz e casca em infusões, macerado em vinho ou tintura.

Contraindicações ao uso da catuaba

Não devem usar esta planta, ou seus derivados, todos os que sofram de glaucoma (o uso da catuaba pode aumentar a pressão ocular); os cardíacos (pois ela aumenta a excitação ventricular e gera taquicardia); as grávidas; os recém-nascidos e as crianças pequenas.

As pessoas sensíveis à ioimbina, um dos alcalóides que a catuaba contém, podem ter cefaleia ao usar os derivados desta planta.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...