Dormideira – Benefícios, Particularidade, Para que serve

Dormideira – Benefícios, Particularidade, Para que serve

A dormideira ou sensitiva é uma espécie da parte tropical do continente americano e se chama Mimosa pudica, uma Leguminosae (ou Fabaceae, como também se chama a família botânica). Esta é uma planta invasiva de prados, bastante resistente e agressiva e, por demais, interessante.

As dormideiras formam pequenos arbustos rasteiros com flores rosadas. Podem ser encontradas em regiões de solos pobres, calcáreos, rasos, arenosos e não se intimida com as variações de temperatura e umidade da faixa tropical do nosso continente.

Se reconhece uma dormideira pois as folhas dessa planta se fecham ao estímulo de contato, água ou temperatura. Tocar nas folhas, a chuva que cai ou o calor que aumenta são motivos para a planta recolher suas folhinhas em um instinto de autoproteção que alguns pensam ser racional e não só senciente.

No vídeo a seguir você poderá observar o “dormir” da dormideira

USO NA MEDICINA POPULAR

A dormideira se usa empiricamente para tratar inflamações de boca e garganta (em chá ou suco, para bochechar), como cataplasma para dores articulares, tumores ou como purgante, especialmente sua raíz. Toda a planta é tóxica portanto, seu uso interno deve ser muito cuidadoso.

Apesar de não haver pesquisa científica que comprove os resultados curativos, esta planta é usada e indicada para diversos problemas de saúde.

Segundo o PPMAC de Fitoterapia, a Mimosa pudica tem ação cicatrizante, antimicrobiana, analgésica, anti-inflamatória, anticonvulsiva, antidiarreica, antioxidante, hepatoprotetora, antihelmíntica, antihiperglicêmica, antiúlcera, antivenenosa.

E as seguintes indicações de uso: afecções do fígado, prisão de ventre, inflamações da boca, garganta, dor de dente, cárie, reumatismos articulares ou tumores.

dormideira 2

O uso do cataplasma de raiz de dormideira è indicada para o tratamento de abcessos, as flores para tratar corrimentos vaginais, tumores e feridas, e os banhos (da planta toda) para problemas de articulações (dores, inchaços, inflamações articulares, reumatismo). Em alguns lugares a dormideira é usada na cura da icterícia.

A raiz de dormideira também é indicada para tratamentos de insônia, irritabilidade, TPM, hemorroidas e feridas na pele

O USO DA DORMIDEIRA

O mais seguro é você comprar um pacote de erva seca de origem confiável. A forma de se preparar o chá de dormideira é pela infusão de 2 colheres de sopa em 1 litro de água. Mas, é preciso que você saiba que, nesses pacotes, em geral, está a erva inteira (folhas, caules, flores e raízes) e, como vimos acima, a medicina popular diferencia seus usos, certo?

Para o cataplasma é sempre melhor usar a erva fresca – deve-se macerar em água morna e aplicar sobre o local a ser tratado.

UMA CURIOSIDADE

Afirma-se que, se você colher um ramo de dormideira em noite de Lua Cheia, no signo de Escorpião, e o colocar debaixo de seu travesseiro, terá uma noite de vívidos sonhos eróticos. Mas, se lembre, a fé é tudo e não me atribua responsabilidade se os sonhos não acontecerem como você espera.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

2 comentários em “Dormideira – Benefícios, Particularidade, Para que serve”

    1. Daia Florios
      Daia Florios

      Gesuel, o banho pode ser feito com um chá da planta usando-o da cabeça para baixo. A planta toda é tóxica, por isso é preciso cuidado. Para tratar feridas abertas ou da mucosa, peça indicação em um ervanário e não exagere na dose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *