Dormideira – Benefícios, Particularidade, Para que serve


A dormideira ou sensitiva é uma espécie da parte tropical do continente americano e se chama Mimosa pudica, uma Leguminosae (ou Fabaceae, como também se chama a família botânica). Esta é uma planta invasiva de prados, bastante resistente e agressiva e, por demais, interessante.

As dormideiras formam pequenos arbustos rasteiros com flores rosadas. Podem ser encontradas em regiões de solos pobres, calcáreos, rasos, arenosos e não se intimida com as variações de temperatura e umidade da faixa tropical do nosso continente.

Se reconhece uma dormideira pois as folhas dessa planta se fecham ao estímulo de contato, água ou temperatura. Tocar nas folhas, a chuva que cai ou o calor que aumenta são motivos para a planta recolher suas folhinhas em um instinto de autoproteção que alguns pensam ser racional e não só senciente.

No vídeo a seguir você poderá observar o “dormir” da dormideira

USO NA MEDICINA POPULAR

A dormideira se usa empiricamente para tratar inflamações de boca e garganta (em chá ou suco, para bochechar), como cataplasma para dores articulares, tumores ou como purgante, especialmente sua raíz. Toda a planta é tóxica portanto, seu uso interno deve ser muito cuidadoso.

Apesar de não haver pesquisa científica que comprove os resultados curativos, esta planta é usada e indicada para diversos problemas de saúde.

Segundo o PPMAC de Fitoterapia, a Mimosa pudica tem ação cicatrizante, antimicrobiana, analgésica, anti-inflamatória, anticonvulsiva, antidiarreica, antioxidante, hepatoprotetora, antihelmíntica, antihiperglicêmica, antiúlcera, antivenenosa.

E as seguintes indicações de uso: afecções do fígado, prisão de ventre, inflamações da boca, garganta, dor de dente, cárie, reumatismos articulares ou tumores.

dormideira 2

O uso do cataplasma de raiz de dormideira è indicada para o tratamento de abcessos, as flores para tratar corrimentos vaginais, tumores e feridas, e os banhos (da planta toda) para problemas de articulações (dores, inchaços, inflamações articulares, reumatismo). Em alguns lugares a dormideira é usada na cura da icterícia.

A raiz de dormideira também é indicada para tratamentos de insônia, irritabilidade, TPM, hemorroidas e feridas na pele

O USO DA DORMIDEIRA

O mais seguro é você comprar um pacote de erva seca de origem confiável. A forma de se preparar o chá de dormideira é pela infusão de 2 colheres de sopa em 1 litro de água. Mas, é preciso que você saiba que, nesses pacotes, em geral, está a erva inteira (folhas, caules, flores e raízes) e, como vimos acima, a medicina popular diferencia seus usos, certo?

Para o cataplasma é sempre melhor usar a erva fresca – deve-se macerar em água morna e aplicar sobre o local a ser tratado.

UMA CURIOSIDADE

Afirma-se que, se você colher um ramo de dormideira em noite de Lua Cheia, no signo de Escorpião, e o colocar debaixo de seu travesseiro, terá uma noite de vívidos sonhos eróticos. Mas, se lembre, a fé é tudo e não me atribua responsabilidade se os sonhos não acontecerem como você espera.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Gesuel
    Publicado em 19/03/2021 às 10:49 am [+]

    Como faço o banho da dormideira?


  2. Daia Florios
    Publicado em 21/03/2021 às 8:08 pm [+]

    Gesuel, o banho pode ser feito com um chá da planta usando-o da cabeça para baixo. A planta toda é tóxica, por isso é preciso cuidado. Para tratar feridas abertas ou da mucosa, peça indicação em um ervanário e não exagere na dose.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...